LEI 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro obtido na ilegalidade e Blindagem Fiscal e Patrimonial - Ocultação de Bens, Direitos e Valores especialmente em Paraísos Fiscais.
Há décadas, foi publicado um artigo com título parecido (O BRASIL LAVA MAIS BRANCO) na Revista ISTOÉ. Mas o texto era bem diferente dos colocados a seguir.
E é possível escrever muito mais e até fazer um livro com o título: "MEMÓRIAS DE UM FISCALIZADOR". Mas, fatalmente nenhum editor teria coragem de publicá-lo.
No sentido de indiretamente serem fiscalizadas as grandes empresas pelos AUDITORES INDEPENDENTES, foram criados os seguintes tipos de atuação:
Veja a entrevista com o Procurador da República LUIZ FRANCISCO DE SOUZA, efetuado pela REVISTA POR SINAL publicada pelo SINAL - Sindicato dos Funcionários do Banco Central do Brasil, em que o entrevistado mencionou que "O Brasil é um dos maiores paraísos fiscais do mundo", publicado em outubro de 2001.
Onde está o dinheiro dos bicheiros e dos doleiros?
Onde está o dinheiro dos apostadores em criptomoedas?
Onde está o dinheiro dos apostadores do Mercado Forex?
Onde está o dinheiro dos jogadores de PÔQUER pela internet?
Onde está o dinheiro dos AGIOTAS legais e ilegais?
Todo esse dinheiro que passava pelo Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes (criado em 1988 e extinto em 2005), obviamente passará a transitar pelo OPEN BANKING por intermédio do PIX e continuará abrigado no
SHADOW BANKING SYSTEM onde atuam os BANCOS OFFSHORE constituídos em Paraísos Fiscais.
Sobre os BANCO OFFSHORE (Não Residente), veja ainda:
OFFSHORE -Empresas Constituídas em Paraísos Fiscais - 25/02/2007
PARADA FILHO, Américo Garcia. "HISTÓRICO DO COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO".
COSIF Eletrônico - Portal de Contabilidade.
São Paulo, 01/10/2002. MONOGRAFIAS.
Disponível em https://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=lavabranco. Acessado sábado, 6 de setembro de 2025.