início > cursos Ano XXIII - 19 de outubro de 2021


QR - Mobile Link
DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS DE INVESTIMENTO

NORMAS PARA EVITAR FRAUDES NO GERENCIAMENTO DE ATIVOS

CHINESE WALL NO ASSET MANAGEMENT - FRAUDES E CRIMES CONTRA INVESTIDORES

São Paulo, 06/12/2006 (Revisado em 23-05-2021)

Referências: Planejamento Tributário, Sonegação Fiscal, Lavagem de Dinheiro, Ocultação de Bens, Formação de Caixa Dois, Irregularidades na Administração, Desvios de Recursos mediante Operação Fraudulenta, Desfalque, Manipulação de Resultados em Fundos e Carteiras de Investimentos, Fundos de Pensão, Institutos e Fundações de Previdência, Demais Empresas e Instituições Financeiras.

1. DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS DE INVESTIMENTO

A definição das políticas de investimentos é muito importante para evitar eventuais abusos dos gerenciadores de ativos de terceiros. Esses abusos geralmente são cometidos mediante a realização de operações excessivamente arriscadas ou fraudulentas, que podem comprometer ou dilapidar o patrimônio dos investidores.

O administrador megalomaníaco sempre prefere os negócios mais arriscados que em tese proporcionam mais lucros e também causam os maiores prejuízos. o que leva os megalomaníacos à falência (bancarrota).

2. FUNDOS DE HEDGE: EM VEZ DE PROTEGER, CAUSARAM A FALÊNCIA DE FUNDOS DE PENSÃO

Os problemas acontecidos nas duas últimas décadas (até 2006) é tão grave que até os Fundos de Hedge (internacionais) faliram, provocando grandes perdas aos Fundos de Pensão Estaduais (norte-americanos) em 2008. E essa falência dos Fundos de Hedge também quebrou muitos Fundos de Pensão, cujos administradores achavam que estavam protegendo os Ativos necessários ao pagamento de aposentadorias futuras.

3. DESFALQUES NOS FUNDOS DE PENSÃO

Os recursos financeiros são desviados não somente de fundos de investimentos e de Fundos de Pensão, como também das empresas de modos geral e dos orçamentos públicos. Muitas vezes os recursos financeiros desviados servem para a Formação de Caixa Dois que é utilizado inclusive para financiamento de Campanhas Eleitorais de políticos que defendem acintosamente os interesses mesquinhos dos detentores do Grande Capital.

Veja especialmente o texto sobre o Capitalismo Bandido dos Barões Ladrões.

Veja ainda:

  1. O Estado Empreendedor e a Falta de Iniciativa Privada
  2. A Gestão Empresarial como Doença Social - A Arte de Turvar Ideias
  3. Os Dilemas da Supervisão Bancária
  4. Como Quebrar um Empresa - Como Foi Possível Quebrar a Bolsa de Valores
  5. Desfalques em Institutos de Previdência Municipais - Terceirização da Administração de Fundos de Pensão
  6. Rombo em Fundos de Pensão Municipais
  7. Desvio de Recursos de Fundações de Previdência Privada
  8. As Diversas Facetas dos Fundos de Investimentos

4, TENTANDO COMBATER AS FRAUDES CONTRA INVESTIDORES

Para evitar os mencionados abusos, o CMN e o BACEN estabeleceram regras para composição das carteiras de títulos e valores mobiliários dos chamados investidores institucionais entre os quais estão os fundos de investimentos, as entidades de previdência privadas abertas e fechadas, as entidades de capitalização e as seguradoras.

Essas regras estão no MNI 4 - Investidores Institucionais e na página a seguir.

PRÓXIMO TEXTO: Normas sobre a Chinese Wall no Asset Management