PADRON - PLANO DE CONTAS PADRONIZADO
A ANTIGA E A NOVA FORMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPAMENTOS DE CONTAS (Revisada em 08-05-2018)
Nova estrutura do Balanço Patrimonial e do Plano de Contas está de conformidade com as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade convergidas às IAS - International Accountant Standards = Normas Internacionais de Contabilidade. Essa nova estrutura está explicada na NBC-TG-26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis e também na Lei 6.404/1976 - Lei das Sociedades por Ações - Capítulo XV, depois das alterações introduzidas pela Medida Provisória 449/2008 (convertida na Lei 11.941/2009).
No resumo a seguir está a nova estrutura em primeiro grau e em segundo grau está a antiga estrutura:
ATIVO | PASSIVO |
1. ATIVO CIRCULANTE= ATIVO CORRENTE
2. ATIVO NÃO-CIRCULANTE = ATIVO NÃO-CORRENTE
|
3. PASSIVO CIRCULANTE = PASSIVO CORRENTE
4. PASSIVO NÃO-CIRCULANTE = PASSIVO NÃO-CORRENTE |
6. CONTAS DE RESULTADO
|
5. PATRIMÔNIO LÍQUIDO
|
7.1. ATIVO COMPENSADO | 7.2. PASSIVO COMPENSADO |
ÍNDICE DESTA PÁGINA:
Veja também:
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM INGLÊS
Podem ser encontradas DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em inglês chamadas de FINANCIAL STATEMENTS, em que o termo ATIVO CIRCULANTE é chamado de CURRENT ASSET (ATIVO CORRENTE).
No Brasil, o órgão oficial dos contabilistas, que é o CFC - Conselho Federal de Contabilidade, resolveu chamar de Demonstrações Contábeis o que alguns leigos ainda teimam em chamar de Demonstrações Financeiras. O que é chamado de Ativo Corrente pelos estrangeiros tem a denominação de Ativo Circulante no Brasil.
Portanto, nas Demonstrações Contábeis brasileiras a palavra CIRCULANTE substitui a palavra CORRENTE, assim como a palavra CONTÁBEIS substitui a palavra FINANCEIRAS.
CONTABILIDADE DIGITAL = SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
O PADRON - Plano de Contas Padronizado está adaptado às normas da Secretaria de Receita Federal do Brasil:
Também está adaptado às NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade e à Lei 6.404/1976 com as alterações da Lei 11.638/2007 e da Medida Provisória 449/2008, convertida na Lei 11.941/2009, contemplando a forma de processamento dos Ajustes de Avaliação Patrimonial.