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CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

TIPOS DE ENTIDADES E OPERAÇÕES REALIZADAS NO SFN - SISTEMA FINANCEIRO  (Revisada em 07-10-2020)

SUMÁRIO:

  1. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS BÁSICOS
  2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ATENDIMENTO DE CLIENTES
  3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - LEGISLAÇÃO E NORMAS
  4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS - CONCURSO DE 2013
  5. DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA

Veja também:

  1. COSIF - Plano Contábil das Instituições do SFN
  2. NORMATIVOS AUXILIARES
  3. CONSTITUIÇÃO DE ENTIDADES E ASPECTOS OPERACIONAIS, CONTÁBEIS, TRIBUTÁRIOS E FISCAIS
  4. BANCO DO BRASIL S/A - Página sobre Concursos - Editais - Perguntas Frequentes

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil

1. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS BÁSICOS

  1. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; COPOM - Comitê de Política Monetária; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo.
  2. Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: Conselho Nacional de Seguros Privados; Superintendência de Seguros Privados; Conselho de Gestão da Previdência Complementar; Secretaria de Previdência Complementar; Instituto de Resseguros do Brasil; sociedades seguradoras; sociedades de capitalização; entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; corretoras de seguros; sociedades administradoras de seguro-saúde.
  3. Sociedades de fomento mercantil (factoring)
  4. sociedades administradoras de cartões de crédito - Noções sobre cartões de crédito e débito
  5. Produtos BANCÁRIOS e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); letras de câmbio; cobrança e pagamento de títulos e carnês; transferências automáticas de fundos; commercial papers; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, remote banking, banco virtual, dinheiro de plástico; conceitos de corporate finance; fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; vendor finance/compror finance; leasing - arrendamento mercantil (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; crédito rural; cadernetas de poupança; financiamento à importação e à exportação, repasses de recursos do BNDES; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos de seguros.
  6. Mercado de capitais: ações - características e direitos; debêntures; diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas; operações de underwriting; funcionamento do mercado à vista de ações; mercado de balcão; operações com ouro.
  7. Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX e SISCOSERV
  8. Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap.
  9. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundos Garantidores de Crédito (FGC e FGCoop), Fundos de Aval.
  10. Sistema de Registro e Liquidação de Títulos e Valores Mobiliários: Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); Clearing de Ativos, de Câmbio e Derivativos.
  11. CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 9.613/1998 e suas alterações; pertinentes Normas do Banco Central do Brasil

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE O ATENDIMENTO DE CLIENTES

  1. CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no site do Banco do Brasil S.A. na internet). Código de conduta da alta administração pública. Gestão da Sustentabilidade.
  2. TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei 8.078/1990 (versão atualizada).
  3. ATENDIMENTO (focado em vendas): Resolução CMN 3.849/2010 - Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de OUVIDORIA pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
  4. MARKETING EM EMPRESAS DE SERVIÇOS:
    1. Satisfação, valor e retenção de clientes
    2. Como lidar com a concorrência
    3. Propaganda e promoção
    4. Vendas e Telemarketing.
  5. ETIQUETA EMPRESARIAL: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - LEGISLAÇÃO E NORMAS

  1. LEGISLAÇÃO:
    1. Lei 7.437/1985 - Inclui, entre as contravenções penais (Decreto-Lei 3.688/1941) a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil, dando nova redação à Lei 1.390/1951 - Lei Afonso Arinos
    2. Lei 8.078/1990 - Lei de Proteção ao Consumidor ou Código de Defesa do Consumidor - Índice Geral
    3. Lei 10.048/2000 - Dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo
    4. Lei 10.098/2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida
    5. Lei 10.962/2004 - Dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, previstos na Lei 8.078/1991.
    6. Decreto 5.296/2004 (Regulamenta a Lei 10.048/2000 e a Lei 10.098/2000)
    7. Lei 9.613/1998 - Índice Geral - Criou o COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras para combater os crimes de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens,m direitos e valores principalmente em paraísos fiscais relatados pela RFB por meio de Instrução Normativa. Trata-se da Blindagem Fiscal e Patrimonial para evitar arresto de bens, direitos e valores pelo Poder Judiciário para pagamento de débitos tributários oriundos também de sonegação fiscal: evasão fiscal, cambial e de divisas (Reservas Monetárias).
    8. Lei Complementar 105/2001 - Lei do Sigilo Bancário - "Sigilo de Transações Realizadas" mencionado no §2º do artigo 3º da Resolução CMN 3.694/2009
  2. NORMAS REGULAMENTARES
    1. Resolução CMN 3.694/2009 - "Código de Defesa do Consumidor Bancário" (Na verdade Código de Defesa dos Banqueiros) - Dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil
    2. Resolução CMN 3.849/2010 - Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS - CONCURSO DE 2013

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

  1. CONHECIMENTOS BÁSICOS PORTUGUÊS: Morfologia e sintaxe. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Compreensão e interpretação de textos. Intertextualidade. Significado das palavras. Denotação e conotação. Pontuação. Redação (reconhecimento de frases corretas e incorretas).
  2. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estatística descritiva: média aritmética simples e ponderada. Gráficos: barras, setores, linhas, infográficos. Juros simples e compostos. Equações e sistemas do 1º grau. Lógica matemática de uma planilha eletrônica. Interpretação de informações de natureza matemática em textos de jornais, revistas e manuais.
  3. ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

5. DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA

  1. Editores de Texto (Microsoft Word 2010 e BrOffice.org Writer 3.1 ou superior): edição e formatação de textos (área de transferência; configuração de fonte; configuração de parágrafo e estilo; inserção e manipulação de tabelas; inserção e quebra de páginas e colunas; cabeçalho e rodapé; configuração da página e do parágrafo; modos de exibição de documento e zoom; ortografia e gramática; criação, gravação, abertura e impressão de documentos).
  2. Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel 2010 e BrOffice.org Calc 3.1 ou superior): edição e formatação de planilhas e gráficos (fórmulas/funções; formatação de fonte, alinhamento, número e estilo; formatação de células; inserção, manipulação e formatação de gráficos; filtros; configuração de página e impressão; criação, gravação, abertura e impressão da planilha e gráficos).
  3. Editor de Apresentações (Microsoft PowerPoint 2010 e BrOffice.org Impress 3.1 ou superior): edição e formatação de slides (formatação de slides, fonte e parágrafo; inserção de imagens, tabelas, ilustrações e cabeçalho e rodapé; configuração de páginas, slides, temas e plano de fundo; transição de slides; animações; apresentação de slides; ortografia e gramática; modos de exibição e classificação de slides; criação, gravação, leitura e impressão de slides).
  4. Conceitos de informática: hardware e software.
  5. Sistemas Operacionais (Windows 7 em português e Linux): criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos; área de trabalho; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  6. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet: Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
  7. Tecnologias e ferramentas de colaboração: correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança: realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores.
  8. Conceitos de educação a distância: Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).