Ano XXV - 19 de março de 2024

QR - Mobile Link
início   |   contabilidade
OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS


AVISO:
Serviço restabelecido! Esclarecemos que sofremos instabilidade no portal! E informamos: nossos servidores estão "on-line" todo o tempo, porém a rede sofre ataques conhecidos como "DDoS", ataque distribuído para negação de serviço. Às vezes, a conexão responde como "ERR_CONNECTION_TIMED_OUT", ou seja, o servidor demorou para responder.

Consulte sempre as informações em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.
Agradecemos vossa compreensão. Obrigado!

PADRON - PLANO DE CONTAS PADRONIZADO
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
3.000. PASSIVO
3.400. PASSIVO CIRCULANTE

3.430 OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Segundo o Plano de Contas Referencial da Receita Federal (SPED), o grupamento relativo às OBRIGAÇÕES DE CURTO PRAZO deve ter obrigatoriamente as seguintes contas básicas a partir de 01/01/2009:

  • Impostos, Taxas e Contribuições a Recolher (Obrigações Tributárias)
    • IPI a Recolher
    • ICMS e Contribuições a Recolher
    • Tributos Municipais a Recolher
    • Provisão para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
    • Provisão para o Imposto de Renda
    • Outros tributos a recolher
    • Débitos Fiscais CSLL - Diferenças Temporárias
    • Débitos Fiscais IRPJ - Diferenças Temporárias

CONCEITUAÇÃO

Em Obrigações Fiscais e Tributárias contabilizam-se não só os impostos federais, estaduais e municipais de conta própria e a contribuição social sobre o lucro líquido, como também os retidos pela fonte pagadora a funcionários e autônomos, assim a empresas prestadoras de serviços.

As obrigações e encargos, conhecidos ou calculáveis, quando sujeitos a variações monetárias, multas e moras são computados pelo seu valor atualizado até a data da avaliação.

Os passivos contingentes decorrentes de obrigações fiscais e tributárias e de pleitos administrativos e judiciais, são aprovisionados pelo seu valor estimado e contabilizados em PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS.

As eventuais obrigações em moeda estrangeira são convertidas ao valor da moeda corrente nacional, a taxa de câmbio da data da avaliação.

INVENTÁRIO

Os valores devem ser inventariados por ocasião dos levantamento dos balancetes e dos balanços patrimoniais ou intermediários e lavrado termo de apuração, devidamente firmado por seus responsáveis. Os valores constantes do Termo de Apuração devem ser comparados com a escrituração contábil.

Caso sejam apuradas diferenças entre os valores inventariados e os contabilizados, devem ser apuradas as razões dessas diferenças, atribuídas as responsabilidades e contabilizados os acertos.

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES



(...)

Quer ver mais? Assine o Cosif Digital!



 




Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.