DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
3. NOÇÕES DE DIREITO
a) - Direito Público e Privado.
Conceito de Direito, Direito objetivo e subjetivo, Direito positivo e natural, Direito e moral, fontes do Direito, fases da lei, noções de interpretação jurídica aplicada.
O Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Internacional, o Direito Penal, o Direito Tributário (financeiro), Direito Processual.
O Direito Civil, o Direito Comercial, o Direito Trabalhista e o Direito do Consumidor.
. Aplicação prática do Direito Público e Privado associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação).
Empregador, definição, empresa individual e coletiva, características, direitos e deveres. Empregado, definição, características, direitos e deveres.
Normas Gerais de Tutela do Trabalho, identificação profissional, duração do trabalho, salário mínimo, férias, segurança e medicina no trabalho.
Normas Especiais de Tutela do Trabalho, proteção ao trabalho da mulher, proteção ao trabalho do menor, demais normas especiais de tutela.
Contrato Individual de Trabalho, remuneração, alteração, suspensão e interrupção, rescisão e aviso prévio, estabilidades.
Associação Sindical e Convenção Coletiva do Trabalho, instituições sindicais, enquadramento sindical, contribuição sindical, dissídios individuais e coletivos.
Justiça do Trabalho, órgãos da Justiça do Trabalho, composição e funcionamento. Previdência e Assistência Social, conceitos básicos de previdência e assistência social, previdência pública, previdência privada.
Legislação complementar.
Aplicação prática do Direito Trabalhista e Legislação Social associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação).
Origem do Direito Comercial, origem do Direito Empresarial, conceito de comércio e comerciante, conceito de empresa e empresário, personalidade física e jurídica, capacidade civil e legislação societária.
O Empresário, requisitos, direitos, deveres e prerrogativas, crimes e penalidades e empresário estrangeiro.
A sociedade não personificada (em comum, em conta de participação)
A sociedade personificada (sociedade empresária e simples, em nome coletivo, em comandita simples, limitada, sociedade anônima, comandita por ações, cooperativas e coligadas)
A administração societária e o contrato social.
Dissolução parcial ou total da sociedade, retirada de sócios, exclusão de sócios, falecimento de sócios, insolvência, recuperação empresarial, falência e liquidação.
Reorganização societária.
Lei 6.404/76 e suas alterações.
Aplicação prática do Direito Comercial e Legislação Societária associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação).
NOTAS DO COSIFE:
Legislação:
Lei 10.406/2002 -
Código Civil Brasileiro de 2002 - do Direito da Empresa
Lei de Falências - Recuperação Judicial, Falência, Insolvência
Intervenções e Liquidações Extrajudiciais no SFN - Sistema Financeiro Nacional
d) - Direito e Legislação Tributária.
Aspectos Legais do Direito Tributário, ordem econômica e financeira, sistema Tributário Nacional, finanças públicas, princípios constitucionais tributário, poder de tributar, Código Tributário Nacional.
Competência Tributária, limitações, poderes e atributos, competência tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, competência cumulativa, comum e residual.
Receitas Públicas e Tributos, conceito e classificação de receitas, conceito e classificação de tributos, impostos, taxas e contribuições de melhorias, contribuições parafiscais e empréstimo compulsório, distribuição de receitas tributárias.
Normas Gerais de Direito Tributário, legislação tributária, obrigação tributária (principal ou acessória), crédito tributário e administração tributária.
Ilícito Tributário, infrações tributárias, sanções administrativas e penais, crimes fiscais.
Contencioso Tributário, processo administrativo tributário, processo judicial, conselhos de contribuintes.
Fato gerador, base de cálculo, alíquotas e apuração dos tributos federais. Legislação federal aplicável a tributos estaduais e municipais.
Aplicação prática do Direito e Legislação Tributária associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação).
PARADA FILHO, Américo Garcia. "TÉCNICO EM CONTABILIDADE - NOÇÕES DE DIREITO".
COSIF Eletrônico - Portal de Contabilidade.
São Paulo, 11/12/2010. CURSOS.
Disponível em https://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=2010suficiencia0203. Acessado sábado, 13 de setembro de 2025.