UTILIZAÇÃO DE CANAIS REMOTOS PARA VENDAS
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO
PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL
PARTE 3.4. VENDAS E NEGOCIAÇÃO
PARTE 3.4.12. UTILIZAÇÃO DE CANAIS REMOTOS PARA VENDAS
(Revisada em
09-03-2024)
- UTILIZAÇÃO DE CANAIS REMOTOS PARA VENDAS
- Telefone
- Home Banking
- App para Smartphones
- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL
Veja também:
-
BB - CÓDIGO DE ÉTICA E NORMAS DE CONDUTA - 2017
- NOÇÕES DE MARKETING DIGITAL
- PADRÕES DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO A CLIENTES
- TÉCNICA DE VENDAS
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil
1. UTILIZAÇÃO DE CANAIS REMOTOS PARA VENDAS
Em seu site, o Banco do Brasil oferece muitas páginas dedicadas a seus
clientes. O chamado de HOME BANKING talvez tenha sido o mais estreito canal
entre o banco e seus clientes desde a segunda metade da década de 1990.
Surgiu também o e-Commerce por intermédio de sites de vendas diretas ao
consumidor final. Os cartões de crédito e os boletos bancários facilitaram o
paulatino incremento desse tipo de apresentação de mercadorias e produtos, com
novas formas de negociação e de vendas.
De lá para cá muitas outras formas remotas surgiram. Veja a seguir.
2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Na página relativa ao seu
Relatório Anual de 2010, o Banco do Brasil apresenta sua análise sobre o
desenvolvimento de suas atividades, levando em conta a crise deflagrada pela
especulação imobiliária norte-americana que resultou na Crise Mundial de 2008,
também chamada de Crise do SUBPRIME. Ou seja, os financiamentos imobiliários nos
Estados Unidos foram feitos por valores astronômicos, os trabalhadores ficaram
desempregados e assim foram transformados em INADIMPLENTES, o que quebrou o
sistema financeiro imobiliário e hipotecário. O preço dos imóvel caiu
vertiginosamente, assim quebrando o principal banco de crédito hipotecário (Lehman
Brothers).
Lembre-se que em 2010 o Brasil era a 6ª Potência Mundial em PIB - Produto
Interno Bruto e era o 5º país maior detentor de RESERVAS MONETÁRIAS, algo nunca
ocorrido desde a chegada da Família Real Portuguesa, expulsa da Europa por
Napoleão Bonaparte (representando a França).
Algo parecido com o ocorrido nos STATES em 2008, aconteceu no Brasil a partir
de 2015. Os empresários da nossa indústria queriam a Desoneração da Folha de
Pagamento para que pudessem gerar mais empregos. Pura demagogia.
No Brasil, desde a década de 1960 foram criados muitos incentivos fiscais
(inclusive para o Norte e Nordeste) e os necessários empregos nunca foram
gerados porque as novas e as antigas empresas foram totalmente mecanizadas ou
robotizadas, inclusive a indústria automobilística estabelecida na Região
Sudeste.
Como em 2015 o Governo não quis atender aos caprichos dos demagogos, os
líderes dos industriais, por meio da CNI - Confederação Nacional da Indústria e
da FIESP - Federação das Indústrias, provocaram o desemprego em massa.
Como resultado do alto índice de desemprego estrutural e conjuntural, os
trabalhadores tornaram-se
INADIMPLENTES e assim o nosso sistema financeiro também quebrou. A prova da
ocorrência do RISCO SISTÊMICO (falências encadeadas) está na
Resolução CMN 4.502/2016 que criou o chamado de Plano de Recuperação
(extrajudicial) que deve ser elaborado pelas instituições em regi9me
pré-falimentar. Dessa forma, o CMN e o BACEN deixaram claro que não mais seria
decretadas as intervenções e liquidações extrajudiciais.
Veja a também o que foi encontrado em diversos site mediante pesquisa através
do GOOGLE.
SEBRAE
Segundo uma apostila que se encontra no site do SEBRAE, tendo como tema
CANAIS DE VENDAS QUE SE CONSAGRARAM DURANTE A PANDEMIA, esses CANAIS DE
VENDAS são meios que os negociantes utilizam para comercializar e entregar seus
produtos e serviços aos seus clientes. São muitas as possibilidades mas vejamos
algumas das que ficaram mais conhecidas:
- Loja Física e Virtual
- Quiosque em centro comercial
- Telefone
- Correio
- Distribuidores
- Franquias
- Marketplaces
- Aplicativos para smartphone
- Whatsapp
- Redes Sociais
- e outros.
Segundo essa publicação do SEBRAE, em 2020 destacaram-se:
- MARKETPLACES - Podem ser considerados grandes shoppings virtuais
pois reúnem diversos fornecedores e os conectam diretamente com seus
clientes. De formal geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos
e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possíveis.
Alguns dos mais conhecidos no Brasil são: Magazine Luiza, Mercado Livre,
Americanas, Netshoes, entre outros. Porém, existem também marketplaces
especializados em determinados segmentos, por exemplo: Elo 7 (produtos
artesanais), Helpie e Get Ninjas (serviços gerais).
- WHATSAPP - Não se pode negar que esse aplicativo tornou a comunicação
entre pessoas muito mais fácil, veloz e versátil. Se antes mesmo da
Pandemia, o aplicativo de mensagens já era massivamente utilizado, por conta
do distanciamento social e medidas de restrição ao atendimento presencial,
estimularam ainda mais seu uso. Além das próprias mensagens, o aplicativo
oferece recursos como chamada de voz, vídeo (individualmente ou em grupo),
versão para negócios, envio de arquivos, mensagens automáticas, catálogo de
produtos, entre tantas outras.
- LOJAS VIRTUAIS - Muitas desenvolvedoras de plataformas criaram opções
direcionadas para pequenos negócios, com os principais serviços (cadastro de
produtos, preços, transação financeira, entre outros), porém com preços mais
acessíveis. Ter uma loja virtual própria se tornou ainda mais possível para
empreendedores de pequenas empresas.
- REDES SOCIAIS - Estar presente nelas é quase uma obrigação, mas
adotá-las como canais de vendas foi novidade para muitos empreendedores em
2020. A maior parte delas passou a oferecer recursos de exposição,
relacionamento e até mesmo para concretizar vendas. As principais ainda
continuam sendo Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp. Mas uma nova rede
vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente, entre os mais jovens, que
o Tik Tok.
Ainda segundo o SEBRAE o que de fato ocorreu foi a INTEGRAÇÃO ENTRE OS MUNDOS
FÍSICO E DIGITAL. Essa talvez seja a melhor combinação, a de estar presente em todos
os momentos do consumidor. Foi possível notar que a integração entre canais físicos e digitais chamaram
muito atenção e aprimoraram a experiência de consumo. Alguns exemplos
interessantes foram:
- DRIVE THRU (comprar e retirar sem sair do próprio carro),
- DELIVERY (compra por aplicativo ou telefone com recebimento no endereço
informado)
- CLIQUE E RETIRE (compra através de loja virtual ou aplicativo e retirada
em algum ponto físico).
O SEBRAE também oferece outro CADERNO denominado
DECIFRANDO OS CANAIS DE VENDA
TOTVS
O blog do site TOTVS.COM apresenta a página intitulada
CANAIS DE
VENDAS: o que são, tipos., vantagens e estratégias. Assim, querem vender
seus CURSOS. Para os interessados, respondem inicialmente às seguintes questões:
- O que são canais de venda?
- O que são estratégias de canais de venda?
- Quais são os canais de venda diretos e indiretos?
- Canais de vendas diretos
- Ponto de Vendas
- Quiosques
- Showrooms
- Canais de vendas indiretos
- Revendedores
- Marketplaces (grandes shoppings)
- Parcerias & terceirização do time de vendas
- O que é um canal de comercialização?
- O que são vendas off-line?
- Telemarketing
- Ponto de Venda;
- Venda via catálogo
- Venda via representantes
- O que são vendas on-line?
- E-commerce
- Marketplace
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Quais são os principais canais de venda e suas vantagens?
- Quais os melhores canais de vendas na internet?
- Como aplicar uma estratégia de canais de vendas?
- Qual o momento ideal para iniciar uma estratégia de canais de vendas?
- Como medir a eficácia de estratégia de canais de vendas?
- Quais os melhores indicadores para canais de vendas no varejo?
Nas operações de vendas estão incluídas as ofertas de outros produtos negociados por empresas ligadas:
- Cartão de Crédito
- Arranjos de Pagamentos
- Seguros
- Capitalização
- Fundos de Investimentos
- Previdência Privada
- Consórcios
Legislação e Normas Regulamentares:
- ABR - AUDITORIA BASEADA EM RISCOS - também versa sobre
OUVIDORIA
- Legislação sobre a Proteção de Dados
- Legislação dos Crimes Cometidos pela Internet
- Legislação que se refere ao Direito Econômico.
- Fraudes e Crimes Contra Investidores
- Fraudes Cambiais e Evasão de Divisas
- Internacionalização do Capital Nacional - transformando CAIXA DOIS em
Capital Estrangeiro
- Lavagem de Dinheiro Obtido na Ilegalidade - CAIXA DOIS
- Blindagem Fiscal e Patrimonial - ocultação de Bens, Direitos e Valores
em Paraísos Fiscais praticada por grandes sonegadores de tributos.
A Lei 8.078/1990 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor - versa:
TÍTULO I - DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR (Artigos 1º - 60)
- CAPÍTULO I - Disposições Gerais
(Artigos 1º - 3º)
- CAPÍTULO II - Da Política Nacional de Relações de Consumo
(Artigos 4º - 5º)
- CAPÍTULO III - Dos Direitos Básicos do Consumidor
(Artigos 6º - 7º)
- CAPÍTULO IV - Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos
(Artigos 8º - 28)
- SEÇÃO I - Da Proteção à Saúde e Segurança
(Artigos 8º - 11)
- SEÇÃO II - Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço
(Artigos 12 - 17)
- SEÇÃO III - Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço
(Artigos 18 - 25)
- SEÇÃO IV - Da Decadência e da Prescrição
(Artigos 26 - 27)
- SEÇÃO V - Da Desconsideração da Personalidade Jurídica
(Artigo 28)
- CAPÍTULO V - Das Práticas Comerciais
(Artigos 29 - 45)
- SEÇÃO I - Das Disposições Gerais
(Artigo 29)
- SEÇÃO II - Da Oferta
(Artigos 30 - 35)
- SEÇÃO III - Da Publicidade
(Artigos 36 - 38)
- SEÇÃO IV - Das Práticas Abusivas
(Artigos 39 - 41)
- SEÇÃO V - Da Cobrança de Dívidas
(Artigos 42 - 42-A)
- SEÇÃO VI - Dos Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores
(Artigos 43 - 45)
- CAPÍTULO VI - Da Proteção Contratual
(Artigos 46 - 54)
- SEÇÃO I - Disposições Gerais
(Artigos 46 - 50)
- SEÇÃO II - Das Cláusulas Abusivas
(Artigos 51 - 53)
- SEÇÃO III - Dos Contratos de Adesão
(Artigo 54)
- CAPÍTULO VII - Das Sanções Administrativas (Artigos 55 - 60)