início > textos Ano XXII - 29 de outubro de 2020


QR - Mobile Link
O MUNDO CAMINHANDO PARA UMA CRISE GLOBAL

O MUNDO CAMINHANDO PARA UMA CRISE GLOBAL

ECONOMIA EM BAIXA E ATIVOS EM ALTA

São Paulo, 18/08/2019 (Revisada em 18/04/2020)

Referências: Planejamento Tributário - Elisão Fiscal (Lei Complementar 104/2001), Fraude Cambial e Evasão de Divisas (Reservas Monetárias, Lei 7.492/19786), A Riqueza dos Magnatas que atuam no Shadow Banking System = Sistema Bancário Sombrio ou Fantasma de Paraísos Fiscais, Sonegação Fiscal (Lei 4.729/1965 e Lei 8.137/1990), Incapacidade Administrativa Federal, Estadual e Municipal = Privatização e Terceirização = Falência da Macroeconomia pela Impossibilidade de Gerenciamento das Políticas Econômica, Monetária e Fiscal = Recessão, Desemprego, Inadimplência = Falta de Arrecadação Tributária = Desigualdade, Preconceito, Discriminação, Segregação Social => Falsa Solução dos Problemas = Reformas Trabalhista e Previdenciária + Lei da Terceirização = Reimplantação do Trabalho Escravo.

O MUNDO CAMINHANDO PARA UMA CRISE GLOBAL

  1. ECONOMIA EM BAIXA E ATIVOS EM ALTA
  2. OS TRABALHADORES ENRIQUECENDO SEUS PATRÕES
  3. EM 2008, 2011 E 2020 ACONTECEU O CHAMADO DE RISCO SISTÊMICO
  4. OS INVESTIDORES PREVENDO A BANCARROTA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS
  5. O LADO NEGO DO MERCADO COM SUAS TENEBROSAS TRANSAÇÕES
    1. O LADO NEGRO DO MERCADO
    2. PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO OPEN BANKING
    3. O ANTRO DAS TENEBROSAS TRANSAÇÕES
  6. A INSANIDADE MENTAL DA ESCRAVOCRATA EXTREMA DIREITA
  7. OS RENTISTAS E A FINANCEIRIZAÇÃO
  8. OS BANCOS IRREMEDIAVELMENTE FALIDOS EM RAZÃO DA INADIMPLÊNCIA
  9. SEM CONSUMO, SEM EMPREGO E SEM PRODUÇÃO NÃO HÁ ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA
  10. APOSENTADOS E PENSIONISTAS SUSTENTANDO DESEMPREGADOS
  11. OS AMBIENTALISTAS E A MATANÇA DOS NÃO RENTÁVEIS
  12. GUERRA COMERCIAL ENTRE USA / EEUU E CHINA
  13. OS EXTREMISTAS DE DIREITA PREOCUPADOS COM A REVOLTA DE SEUS ESCRAVOS
  14. OS BARÕES LADRÕES PREOCUPADOS COM A IRA DOS POBRETÕES POR ELES CRIADOS
  15. ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO DOS EVENTUAIS MERCENÁRIOS DA MÍDIA

1. ECONOMIA EM BAIXA E ATIVOS EM ALTA

Em texto publicado em 19/08/2019 pelo site PODER360, estão destacadas as seguintes preocupações:

Economia em baixa e ativos em alta assentam o caminho para mais uma crise global, escreve José Paulo Kupfer.

E o famoso economista progressista continua a explicar:

As Economias fortes desaceleram, a Dívida global volta aos recordes e as Saídas [econômicas] conhecidas se esgotaram.

Eis a questão: O que será de nós? Já que estamos entre os 95% da população menos favorecida.

Se eles (os Patrões) vão mal, obviamente estamos totalmente perdidos, por culpa deles mesmos.

2. OS TRABALHADORES ENRIQUECENDO SEUS PATRÕES

Afinal, se CAPITAL É TRABALHO, sem empregos e, consequentemente, sem consumo, NÃO HÁ como os Patrões enriquecerem, justamente porque É O TRABALHADOR QUEM ENRIQUECE O PATRÃO.

Os verdadeiros PATRÕES nunca põem a mão na massa, salvo os micros e pequenos empresários que na realidade também são trabalhadores, tal como os chamados de EMPREENDEDORES.

Veja os textos intitulados:

  1. A PRECARIZAÇÃO DO EMPREENDEDOR - AGORA MEMBRO DO PRECARIADO
  2. TRABALHO ESCRAVO - A UBERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

3. EM 2008, 2011 E 2020 ACONTECEU O CHAMADO DE RISCO SISTÊMICO

No indicado artigo, publicado pelo PODER360, lê-se, no seu primeiro parágrafo:

Como na grande crise global deflagrada em setembro de 2008, os sinais de que as coisas não iam bem na economia ao redor do mundo começaram a se intensificar antes. O ano de 2007 foi marcado por desaceleração no crescimento em vários países, quedas no valor dos imóveis, nos Estados Unidos, e aumento das tensões em todas as praças financeiras. Quando o banco Lehman Brothers quebrou, o efeito dominó já estava pronto para fazer estragos.

4. OS INVESTIDORES PREVENDO A BANCARROTA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Então no facebook do COSIFE, Fábio Parada transcreveu:

"Movimento de investidores, com destaque para a estranha 'preferência' por títulos com juros negativos, revela temores, reforçados pela guerra comercial de Trump contra a China, de que nova crise econômica global esteja a caminho", escreve José Paulo Kupfer.

5. O LADO NEGO DO MERCADO COM SUAS TENEBROSAS TRANSAÇÕES

  1. O LADO NEGRO DO MERCADO
  2. PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO OPEN BANKING
  3. O ANTRO DAS TENEBROSAS TRANSAÇÕES

5.1. O LADO NEGRO DO MERCADO

E para facilitar a Lavagem de Dinheiro em Paraísos Fiscais (obtido nas "mais tenebrosas transações", como disse Chico Buarque), assim como, para facilitar a Blindagem Fiscal e Patrimonial naquelas mesmas Ilhas do Inconfessável (Ocultação de Bens Direitos e Valores - combatida pela Lei 9.613/1998 - e Evasão de Divisas - combatida pelos artigos 21 e 22 da Lei 7.492/1986), o Banco Central do Brasil, assim como os de outros países, vêm envidando grandes esforços para implantação do OPEN BANKING (Operações Bancárias Abertas).

Para quem são destinados todos esses esforços? Nem é preciso dizer. Todos sabem.

Esses esforços NÃO SÃO para o bem dos países desenvolvidos, que eram os nossos neocolonizadores. Os esforços são destinados para os sonegadores de tributos que se escondem em paraísos fiscais, os quais são os alimentadores da CORRUPÇÃO reinante no mundo inteiro.

Portanto, esses sonegadores de tributos, por meio das multinacionais, são agora os nossos NEOCOLONIZADORES PRIVADOS.

5.2. PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO OPEN BANKING

O chamado de Projeto Institucional para Modernização dos Pagamentos de Varejo (Open Banking) foi efetuado em 2002 ainda durante o Governo FHC, quando Armínio Fraga era o nosso GURU das finanças. Porém, o projeto ficou engavetado até que, em 2012, foi sancionada a Lei das Instituições de Pagamento (Lei 12.865/2013 - MNI 3-10).

Essas instituições de pagamento, com o uso de sistemas eletrônicos tais como outros existentes na esfera da INTERNET, passaram a ser modernamente chamadas de FINTECHS.

Em outubro de 2019 o nosso Banco Central publicou um resumo do referido Projeto para tornar viável o atualmente chamado de OPEN BANKING.

5.3. O ANTRO DAS TENEBROSAS TRANSAÇÕES

Na verdade esse dito OPEN BANKING já existe há muitos anos e é chamado de SHADOW BANKING SYSTEM (Sistema Bancário Fantasma - paralelo ou sombrio) de Paraísos Fiscais ("O Lado Negro do Mercado"), por onde circula 2/3 do dinheiro virtual existente no mundo.

Ali estão as empresas multinacionais ou transnacionais e os chamados de BANCOS OFFSHORE (também fantasmas).

Então, com o novo OPEN BANKING, automaticamente os Banco Centrais de todos os países passam direta ou  indiretamente a atuar nesse já existente Sistema Bancário que deixará de ser SOMBRIO ou FANTASMA (SHADOW).

Portanto, o principal intuito é o de legalização do SHADOW BANKING SYSTEM.

As críticas sobre a implantação desse sistema estão em Questões sobre Open Banking = Operações Bancárias Abertas.

6. A INSANIDADE MENTAL DA ESCRAVOCRATA EXTREMA DIREITA

Assim sendo, na qualidade de coordenador deste COSIFE, o contador Américo Parada coloca sua opinião.

Todo esse grandioso problema econômico mundial está sendo gerado pela extrema-direita, preconceituosa e discriminadora, que está no poder em muitos países.

Esta provavelmente foi a razão pela qual os eleitores argentinos guindaram para a esquerda (não radical), o que também deve acontecer em quase todos os países em que o Povo vem sendo desprezado por seus governantes, mediante Plano de Austeridade em que o Povo é o mais sacrificado.

Por tudo isso, podemos dizer que todo radicalismo, inclusive o religioso, é ruim para todos, principalmente para os menos favorecidos.

Aliás, é bom lembrar, que o radicalismo religioso sempre foi o principal motivo das guerras desde a Antiguidade.

7. OS RENTISTAS E A FINANCEIRIZAÇÃO

Hoje em dia, os membros dessa extrema direita (chamada de "RENTISTA" e partidária da FINANCEIRIZAÇÃO), viciados em avanços tecnológicos que não estão ao alcance dos menos favorecidos, parecem acreditar que o mundo pode sobreviver sem os tradicionais trabalhadores.

Então, torna-se importante lembrar a eles (os rentistas ou financistas) que os trabalhadores transformam-se nos principais consumidores depois do recebimento de seus salários. E o PIB - Produto Interno Bruto mede justamente esse CONSUMO que necessita de PRODUÇÃO e esta só existe quando também existem os consumidores.

Mesmo sem esses mais importantes consumidores, os líderes dos industriais (principalmente dos paulistas) querem implantar o sistema chamado de  INDUSTRIA 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial) em que as máquinas comandadas por computadores substituirão os trabalhadores de nível cultural médio e elementar.

Desse modo, serão gerados empregos apenas para as classes sociais "A" e "B" e para os seus particulares serviçais (escravos).

Isto significa que esses extremistas de direita estão desprezando pelo menos 98% dos consumidores (que são os marginalizados que enriquecedores de seus PATRÕES).

8. OS BANCOS IRREMEDIAVELMENTE FALIDOS EM RAZÃO DA INADIMPLÊNCIA

Acontecendo toda essa desgraça festejada pela extrema direita escravocrata, o grandioso índice de desempregados e de inadimplentes continuará colocando em risco as instituições do sistema financeiro. Por quê?

Porque, com o longo prazo concedido para pagamento das dívidas assumidas pelos consumidores (e pelos patrões), essas dívidas não serão quitadas por toda essa gente que agora está inativa (insolvente). E sem esses consumidores, todo o sistema econômico vai para o buraco, estará FALIDO. É óbvio que sem empregos, sem consumo e sem produção, toda a economia ficará estagnada.

Parece que era tudo isto o que José Paulo Kupfer resumidamente quis explicar.

9. SEM CONSUMO, SEM EMPREGO E SEM PRODUÇÃO NÃO HÁ ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA

Por sua vez, o governo (nas três esferas da nossa República), mesmo sem arrecadação tributária, não pode deixar de pagar a seus empregados e aos aposentados e pensionistas. Então, o dinheiro necessário deve sair de outras atividades, gerando a temida RECESSÃO e os déficits orçamentários.

Por isso, diante da ausência de arrecadação de impostos, taxas e contribuições (tributos), o poder público passa a assumir dívidas impagáveis sem que haja a aceleração da economia. Só essa aceleração econômica gera o aumento da arrecadação tributária, assim como, também gera o aumento do PIB - Produto Interno Bruto.

Parece-nos que somente os economistas ortodoxos não sabem disso. Batendo-se insistentemente nessa tecla, tal como faz a propaganda televisiva, talvez eles consigam aprender.

10. APOSENTADOS E PENSIONISTAS SUSTENTANDO DESEMPREGADOS

Esses citados inativos (aposentados e pensionistas), diante da semelhante inatividade governamental (DESGOVERNO), estão sendo obrigados a sustentar suas respectivas proles de desempregados e, as vezes, até ajudando aos seus vizinhos, compadres e comadres.

Mas, os extremistas de direita de plantão, que se sucedem no governo federal, têm uma idéia fixa, completamente desumana. Eles querem acabar com os aposentados porque são vagabundos.

Aliás, isto não é novidade. Já foi dito abertamente durante o Governo FHC, o que ofendeu grande parte dos eleitores que resolveram votar no LULA.

Então, sabendo-se que CAPITAL É TRABALHO, obviamente, sem trabalhadores, os rentistas vão perder dinheiro, por isso já estão aceitando juros baixos ou até juros negativos, tal como escreveu José Paulo Kupfer.

11. OS AMBIENTALISTAS E A MATANÇA DOS NÃO RENTÁVEIS

De outro lado, os ambientalistas dizem que o mundo tem gente demais e essa gente está consumindo muito, gerando muito lixo. Assim, as nossas reservas naturais não serão suficientes para o bem-estar de todos os seres humanos.

Dizem os ambientalistas que, desde de julho de 2019, a capacidade produtiva (renovável) mundial já é menor que o consumo. Logo, a partir dali, o número de famintos será muito maior porque a maior procura por alimentos (e a sua escassez) aumentará os seus preços substancialmente.

Por isso, torna-se necessário a diminuição da população mundial.

Nas vésperas de nossa chegada ao ano de 2020, ou seja, algum tempo depois da referida manifestação dos AMBIENTALISTA, surgiu o CORONAVÍRUS na China.

Muitos, pelo mundo afora, chegaram a dizer que se tratava de uma guerra biológica (bacteriológica ou viral) para extermínio de grande parcela da população chinesa.

TRUMP, o presidente norte-americano, disse o contrário. Disse que a China queria acabar com o mundo que tem gerado sua riqueza econômico-financeira. A China é a maior possuidora de RESERVAS MONETÁRIAS em dólares.

Sendo essa riqueza chinesa em dólares, se o DÓLAR VIRA PÓ, como deve acontecer porque é moeda sem lastro, a China voltará a ser pobre. Mas, também será extinta a Dívida Externa de todos os países endividados e estes são principalmente os chamados de desenvolvidos.

Entretanto, os credores dessas Dívidas Externas não são outros países. Os credores são sonegadores de tributos escondidos em paraísos fiscais, os quais, atuam no citado SHADOW BANKING SYSTEM.

12. GUERRA COMERCIAL ENTRE USA / EEUU E CHINA

Já no ano de 2020, podia-se notar, ao contrário do que diziam as FAKE NEWS de TRUMP (uma de suas trampolinagens), que a China não tinha o menor interesse em causar uma RECESSÃO MUNDIAL porque seria a principal prejudicada.

Afinal, as altíssimas RESERVAS MONETÁRIAS chinesas são em DÓLARES. E, como já foi dito, se O DÓLAR VIRAR PÓ (desvalorizar, perdendo seu valor de compra, nada mais valendo), a China também perde todo o dinheiro que acumulou com suas exportações oriundas do beneficiamento de matérias-primas importadas, tal como também faz o Japão, que é o segundo maior possuidor de reservas monetárias em dólares. O Brasil é o 5º colocado, depois de Taiwan e Coreia do Sul.

Assim, os maiores prejudicados serão principalmente os asiáticos, considerados inferiores pelos norte-americanos.

Na realidade a GUERRA DE TRUMP não é contra a CHINA e sim contra os empresários norte-americanos que foram produzir na China para exploração do trabalho humano em Regime de Semi-Escravidão.

Se tais empresários não voltarem a produzir nos STATES, da mesma forma como foram produzir na China, obviamente os Estados Unidos da América estará eternamente FALIDO, tal como vem acontecendo desde a década de 1970 quando foi extinto o PADRÃO OURO para o DÓLAR.

13. OS EXTREMISTAS DE DIREITA PREOCUPADOS COM A REVOLTA DE SEUS ESCRAVOS

Talvez, por tais motivos acima expostos, cada vez mais fala-se na necessidade do aumento da segurança (para os mais ricos) porque os pobres, sem outras opções, provavelmente vão partir para a criminalidade.

Desse jeito, torna-se necessária a venda de armas, razão pela qual foi alterado o ESTATUTO DO DESARMAMENTO, pela Lei 13.964/2019 que começou a vigorar em 23/01/2020. Para quê?

  1. para que os fazendeiros possam se proteger dos SEM TERRA,
  2. para que os morados dos condomínios fechados e das residências (e mansões) desprotegidas (numericamente) possam rechaçar a eventual investida dos SEM TETO,
  3. para que os donos das lojas, de restaurantes e de supermercados possam se proteger dos FAMINTOS,
  4. para que as pessoas na rua possam se proteger dos ASSALTANTES ...

14. OS BARÕES LADRÕES PREOCUPADOS COM A IRA DOS POBRETÕES POR ELES CRIADOS

Preocupados com a imensa pobreza por eles criada, em abril de 2020, algumas das grandes empresas (nacionais e multinacionais) passaram a gastar RIOS DE DINHEIRO em PROPAGANDA ENGANOSA (FAKE NEWS, na TV) na tentativa de subverter a OPINIÃO PÚBLICA, dizendo que estão dedicando parte de seus exorbitantes LUCROS (escondidos em paraísos fiscais) para que possam amenizar as mazelas sofridas pelos menos favorecidos trabalhadores. Mas, não falam sobre a necessidade de decretação da MORATÓRIA DA DÍVIDA INTERNA.

Ou seja, se os LUCROS estão em paraísos fiscais, obviamente essas empresas não pagaram aqui os tributos devidos. Portanto, essas empresas que tenham dinheiro em paraísos fiscais (ou investimentos vindos de paraísos fiscais) são criminosas SONEGADORAS DE TRIBUTOS.

De outro lado, contrariando o que dizem os mais ricos anunciantes (que se utilizam da MÍDIA MERCENÁRIA), os nossos governantes (e os demais políticos que os apoiam) revelam-se como INIMIGOS DOS TRABALHADORES (ou como Falsos Representantes do Povo), porque estão fazendo exatamente o contrário do que dizem os referidos anunciantes. Vejamos.

Em vez de decretarem a MORATÓRIA DA DÍVIDA INTERNA, pelo contrário, os nossos governantes DIMINUEM ou deixam de reajustar OS SALÁRIOS DOS TRABALHADORES, os quais, aqueles anunciantes dizem que querem ajudar, assim amenizando seus diversos tipos de sofrimentos.

Pois é, a simples Moratória da Dívida Interna (porque o Brasil não possui Divida Externa Líquida desde o Governo Lula) economizaria UM TRILHÃO DE REAIS por ano.

E o nosso governante de plantão a partir de 2019 quer tirar UM TRILHÃO em dez anos dos bolsos dos trabalhadores, praticamente impedindo de terem aposentadoria, apesar de serem contribuintes. Pelo menos as contribuições, com seu valor corrigido e os respectivos juros, lucros e dividendos obtidos, deveriam ser resgatados na qualidade de PECÚLIO. A este o trabalhador também não tem direito.

Observe a incongruência. Se esses políticos não são BURROS, obviamente querem apenas ENGANAR O POVO.

Ou seja: O MUNDO ESTÁ PERDIDO com toda essa grande quantidade (70% da população mundial) de ANALFABETOS FUNCIONAIS, os quais, não conseguem entender a TRAMOIA dos EXTREMISTAS DE DIREITA.

15. ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO DOS EVENTUAIS MERCENÁRIOS DA MÍDIA

Não podem ser considerados como MERCENÁRIOS DA MÍDIA aqueles órgãos dos meios de comunicação que alertem ou venham a alertar aos seus ouvintes e/ou telespectadores que A VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA ENGANOSA (FAKE NEWS) É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS SEUS ANUNCIANTES.

Algumas emissoras já alertam que se trata de PRODUÇÃO INDEPENDENTE, SOB EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES OU PRODUTORES.

Não dá para acreditar nas boas intenções de empresários, entre os quais pode existir significativa parcela de inescrupulosos aventureiros.



Textos Relacionados