Por favor, autenticar os dados do assinante
Esqueceu sua senha?
IR-FONTE SOBRE GANHO DE CAPITAL E OUTRAS RECEITAS - Regras Básicas
CONTABILIZAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES E CONGÊNERES
SERVIÇOS PRESTADOS A ENTIDADES OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE
São Paulo, 10/05/2010 (Revisado em
04-05-2025)
IR-FONTE SOBRE GANHO DE CAPITAL E OUTRAS RECEITAS
Regras Básicas:
- O Ganho de Capital na venda de bens e direitos corresponde ao Valor da Venda menos o Custo Contábil corrigido até 1995.
- Os Rendimentos de Aplicações Financeiras correspondem à diferença entre o valor investido e o valor resgatado.
- Os Rendimentos de Aluguéis são contabilizados pelo seu valor total e, em tese, poderiam ser abatidos os valores relativos aos impostos incidentes sobre o imóvel e as eventuais comissões pagas à entidade administradora do bem.
OBSERVAÇÕES:
- O eventual imposto de renda retido pela fonte pagadora das receitas ou rendimentos será compensado do imposto a pagar no trimestre ou relativo à apuração anual. No caso de opção pela tributação anual, mensalmente deve ser efetuada a
Antecipação do Imposto que é calculada com base na
Tabela de Cálculo do Lucro Presumido mensal.
- Nos artigos 714 a
724 do RIR/2018 veja a forma e as alíquotas de retenção do Imposto de Renda por ocasião dos pagamentos efetuados a Pessoas Jurídicas prestadoras de serviços profissionais.
- Veja o texto intitulado
Incentivos Fiscais à Contabilização em que se discorre sobre a Distribuição de Resultados aos Sócios sem qualquer tributação a partir de 1996 (RIR/2018).
Próximo texto: CONCLUSÃO
(...)
Quer ver mais? Assine o Cosif Digital!