início > cursos Ano XXII - 5 de março de 2021


QR - Mobile Link
DELIBERAÇÕES CVM

EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AUDITORES INDEPENDENTES

ANEXO II - COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM)

LEGISLAÇÃO E NORMAS DO MERCADO DE CAPITAIS

BUSCA DE DELIBERAÇÕES CVM & PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS DO CPC (Revisada em 18-01-2021)

NOTA DO COSIFE:

Torna-se importante esclarecer que os pronunciamento do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis não são efetivas normas contábeis. Esses pronunciamentos existem por força duma excrescência do Poder Legislativo (veja os comentários sobre o artigo 5º da Lei 11.638/2007) que reconheceu o direito das Agências Nacionais Reguladoras (como são o Banco Central, CVM, SUSEP, entre outras) de expedir normas contábeis nas suas respectivas áreas de atuação. Isto é contrário ao esforço mundial de uniformização das Normas de Contabilidade, ao qual está associado o CFC - Conselho Federal de Contabilidade.

Diante da legislação que alicerça a atuação do CFC, foi expedida a NBC-PG-01 - Código de Ética Profissional do Contador. Este estabelece as penalidade pelo não cumprimentos das NBC. Assim sendo, os contadores (incluindo os auditores e os peritos) em seus pareceres e nos demais documentos contábeis, devem apenas ter como base do exercício profissional as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Veja os Pronunciamentos CPC com suas correlações com as IAS/IFRS/IFRIC e com as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, Interpretações e Comunicados Técnicos, com os respectivos endereçamentos.