Ano XXV - 19 de março de 2024

QR - Mobile Link
início   |   contabilidade
MNI 02-01-10 - Prestação de Garantias


AVISO:
Serviço restabelecido! Esclarecemos que sofremos instabilidade no portal! E informamos: nossos servidores estão "on-line" todo o tempo, porém a rede sofre ataques conhecidos como "DDoS", ataque distribuído para negação de serviço. Às vezes, a conexão responde como "ERR_CONNECTION_TIMED_OUT", ou seja, o servidor demorou para responder.

Consulte sempre as informações em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.
Agradecemos vossa compreensão. Obrigado!

MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE

NORMAS OPERACIONAIS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS - 2

DISPOSIÇÕES ESPECIAIS - 1

Prestação de Garantias pela Instituições do Sistema Financeiro – 10

MNI 02-01-10 (Revisada em 29-02-2024)

1 - É facultada a prestação de garantias por parte dos bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, companhias hipotecarias e cooperativas de crédito, observado que o aceite em títulos cambiários por parte dessas instituições continua limitado as situações expressamente permitidas nas normas legais e regulamentares vigentes. (Res 2325 art. 1º e Parágrafo único)

2 - Aplicam-se a prestação de garantias as mesmas vedações legais e regulamentares impostas as instituições referidas no item anterior para a concessão de empréstimos, adiantamentos e financiamentos. (Res 2325 art. 2º)

3 - As agências de fomento podem realizar, na Unidade da Federação onde tenham sede, prestação de garantias em operações compatíveis com o objeto social descrito no item 1-1-2-28. (Res 2828 art. 3º II; Res 3757 art. 1º)

4 - As sociedades de crédito ao microempreendedor e a empresa de pequeno porte podem prestar garantias a microempresas e empresas de pequeno porte, conforme definidas no Capitulo II - Da Definição de Microempresa e de Empresa de Pequeno Porte, da Lei Lei Complementar 123, de 14/12/2006, bem como a pessoas físicas, no desempenho das atividades relativas ao seu objeto social, definido em lei. (Res 3567 art. 5º I)

5 - As sociedades de arrendamento mercantil podem oferecer, em garantia de empréstimos que contrariem nos mercados interno ou externo, a caução de direitos creditórios de contratos de arrendamento mercantil. (Res 2309 RA art. 24)



(...)

Quer ver mais? Assine o Cosif Digital!



 




Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.