início > contabilidade Ano XXI - 23 de janeiro de 2020



QR - Mobile Link
MNI 09-05-00 - SISBACEN - STA - SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS

MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL - SISBACEN - 9

STA - SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS - 5

MNI 09-05-00 (Revisada em 09/11/2019)

NOTA DO COSIFE::

Na data em que foi revisada esta página, os normativos aqui mencionados estavam vigorando. Então, torna-se importante verificar se continuam vigorando ou se tiveram partes alteradas em data posterior. Para isto, basta clicar nos respectivos endereçamentos encontrados em cada uma das páginas.

Veja informações complementares sobre as atualizações no índice geral.

DEFINIÇÕES

STA - SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS

O STA disponibiliza funcionalidades Web e Web Services que permitem o recebimento e envio de arquivos digitais de/para o Banco Central do Brasil, além de consultas.

O STA Web tem o objetivo de permitir que os usuários acessem as funcionalidades do sistema de forma manual, por meio de navegadores de Internet (browsers).

Os Web Services do STA têm o objetivo de permitir que os usuários acessem as funcionalidades do sistema de forma automatizada, por meio de requisições HTTPS.

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES

O Sistema de Transferência de Arquivos – STA foi instituído pela Carta-Circular BCB 3.588/2013.

Esse sistema tem por objetivo permitir o intercâmbio de arquivos digitais entre o Banco Central do Brasil e outras instituições cadastradas no Sisbacen, de forma padronizada e segura, por meio de conexões na Internet, utilizando o protocolo HTTPS.

No dia 24/06/2013, o intercâmbio de arquivos digitais por meio dos aplicativos PSTAW10, PSTAC10 e Connect foram desabilitados.