início > contabilidade Ano XXII - 27 de outubro de 2020



AVISO:
Pedimos desculpas pela instabilidade! Informamos que o servidor está "on-line" todo o tempo, porém, estamos com ocorrência de erro no registro do Certificado de Segurança Criptográfica (SSL). Nada que coloque em risco a navegabilidade ou a segurança dos usuários e visitantes. O problema ocorre por culpa exclusiva do serviço de datacenter gerido pela empresa LOCAWEB SERVIÇOS DE INTERNET S.A. Há a observação de problemas técnicos na gestão dos servidores dedicados que contratamos. Estamos em cima deles para uma solução rápida ainda neste dia. No retorno ao "website", caso ocorra a janela de "AVISO", clique no botão "AVANÇADO" e depois no link "Ir para 'http://www.cosif.com.br/' (não seguro)". Agradecemos vossa compreensão.

QR - Mobile Link
ATIVO COMPENSADO - Outras Contas de Compensação

PADRON - PLANO DE CONTAS PADRONIZADO
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
7.000. CONTAS DE COMPENSAÇÃO
7.010. CONTAS DE COMPENSAÇÃO ATIVAS

7.019. Outras Contas de Compensação no ativo (Revisado em 12-02-2020)

  • 7.019.01. Bens Patrimoniais Recebidos em Comodato
  • 7.019.02. Bens Móveis Recebidos Mediante Locação
  • 7.019.03. Bens Móveis Recebidos para Mostruário
  • 7.019.04. Bens Móveis Recebidos para Demonstração
  • 7.019.05.
  • 7.019.06.
  • 7.019.07. Estoque de Mercadorias Cedidas em Consignação para Venda
  • 7.019.08.
  • 7.019.09. Diversas Outras Contas de Compensação do Ativo

FUNÇÃO:

A conta registra nos subtítulos apropriados, em contrapartida com Outras Contas de Compensação no Passivo, em Contas de Compensação Passivas, o valor de outras contas de compensação que não possam ser registradas nas demais contas do grupamento.

Dependendo do escrito (acordado) nos pertinentes contratos de fornecimento dos referidos bens, eles poderão gerar despesas de manutenção e até gastos com indenização por perdas ou danos. Assim acontecendo, tais encargos serão contabilizados como despesas operacionais, tendo-se em vista que tais bens seriam necessários à continuação do Objeto Social da entidade jurídica que os detêm por prazo determinado.

INVENTÁRIO E CONCILIAÇÕES

O saldo e a movimentação dos subtítulos da conta devem ser periodicamente conciliados. Essa conciliação de saldos será obrigatoriamente efetuada por ocasião do levantamento dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais e dos balanços ou balancetes intermediários, com regularização das pendências mediante o seu registro na contabilidade.

Os papéis de trabalho relativos à conciliação, devidamente autenticados pelo funcionário que a procedeu, devem ficar arquivados junto aos demais documentos contábeis para que possam ser averiguados pela auditoria interna ou pelos auditores independentes.

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES

  • NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade
    • NBC-ITG-2000 - Escrituração Contábil - Contas de Compensação - itens 29 e 30
    • NBC-CTG-2001 - Formalidade da Escrituração Contábil em Forma Digital para Fins de Atendimento ao Sistema Público de Escrituração digital - SPED

(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.