início > textos Ano XX - 18 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
OS BRASILEIROS E O COMPLEXO DE VIRA-LATAS

OS ESTADOS UNIDOS E A CONVERSÃO DA SUA DÍVIDA

A EXTINÇÃO DO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL

São Paulo, 28/03/2009 (Revisado em 13-09-2018)

Referências: Derrocada Financeira Norte-Americana, Estados Unidos como Emissor Mundial de Papel Moeda Sem Lastro, Sonegação Fiscal, Fraudes Contábeis e Financeiras das Multinacionais, Internacionalização do Capital em Paraísos Fiscais, Lavagem de Dinheiro e Ocultações de Bens, Valores e Direitos, Evasão de Divisas, Balanço de Pagamentos, Subfaturamento das Exportações, Superfaturamento das Importações, Comércio Exterior - Importação e Exportação. Complexo de Vira-Latas, A Megalomania dos Mega-Especuladores e dos Incautos Investidores.

2. OS BRASILEIROS E O COMPLEXO DE VIRA-LATAS

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

O economista e professor da FGV - Fundação Getúlio Vargas Paulo Nogueira Batista Júnior em 06/05/1999 em sua coluna no jornal Folha de São Paulo escreveu em diversas frases aqui colocadas num único texto:

O brasileiro não se interessa realmente pelo Brasil, vive [na praia] eternamente de costas para o próprio país e desconhece solenemente os seus valores e potencialidades. Trata-se, como é óbvio, de uma das facetas da nossa crônica falta de autoestima, do nosso secular complexo de vira-latas, como diria Nelson Rodrigues.

Dias depois, no mesmo jornal, o escritor Ariano Suassuna, elogiando o texto do professor da FGV explicou que certa vez numa aula que ministrou em São Paulo disse aos alunos que as universidades brasileiras pensam e ensinam de costas para o nosso país. E, mediante fatos narrados e questões formuladas aos alunos, comprovou sua tese.

Não é absurdo concordar plenamente com os referidos professores. Veja os textos escritos por eles.

Tem-se escrito desde 2002 que o país denominado de Estados Unidos da América estava falido. Ninguém acreditava e ainda tem gente que não acredita. Alguns, demonstrando o seu crônico complexo de vira-latas, até tratavam e ainda tratam com desdém as pessoas que se referem a esse desastroso problema norte-americano, que aconteceu em razão da incompetência de seus governantes e da irresponsabilidade megalomaníaca dos executivos e dos controladores das grandes corporações.

Então, além do contido nos textos já escritos, neste texto sobre a a imensa dívida externa norte-americana será mostrado o que tem acontecido no cenário mundial desde a criação do FMI - Fundo Monetário Internacional e o que levou os Estados Unidos à falência, embora poucos acreditem que de fato aquele país esteja falido, sem possibilidade de recuperação se não for radicalmente modificado o pensamento dos capitalistas bandidos que cultuam o neoliberalismo anárquico, com a total desregulamentação (autorregulamentação) da economia mundial.

A essa altura os referidos professores diriam: os brasileiros não acreditam na falência dos Estados Unidos por causa do nosso crônico “Complexo de Vira-Latas”.

PRÓXIMO TEXTO: CONSTITUIÇÃO DO FMI E ESTADOS UNIDOS COMO EMISSOR DE MOEDA


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.