início > contabilidade Ano XXI - 23 de janeiro de 2020



QR - Mobile Link
MNI 09-06-00 - SISBACEN - SISTEMA COSIF - CONSOLIDAÇÃO CONTÁBIL DO SFN

MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL - SISBACEN - 9

SISTEMA COSIF - CONSOLIDAÇÃO CONTÁBIL DO SFN - 6

MNI 09-06-00 (Revisada em 09/11/2019)

NOTA DO COSIFE::

Na data em que foi revisada esta página, os normativos aqui mencionados estavam vigorando. Então, torna-se importante verificar se continuam vigorando ou se tiveram partes alteradas em data posterior. Para isto, basta clicar nos respectivos endereçamentos encontrados em cada uma das páginas.

Veja informações complementares sobre as atualizações no índice geral.

DEFINIÇÕES

Para utilizar o SISTEMA COSIF é necessário ser credenciado no Sisbacen e estar cadastrado na transação SCOS210. A consulta aos documentos contábeis - que anteriormente era feita pelas transações PCOS210 e PCOS250 do Sisbacen - agora é realizada pela internet.

A forma de substituir documentos também mudou. Não é mais necessário excluir o antigo, basta enviar o novo documento com o parâmetro “S”, de acordo com as instruções do leiaute dos documentos. Para mais informações, veja os links de "Leiaute dos documentos", ao lado.

Outra alteração que também ocorreu foi a que permitiu que as instituições passaram a poder enviar os documentos utilizando o ID_Bacen do sistema UNICAD, eliminando a necessidade do CNPJ provisório para para as instituições recém-autorizadas a funcionar e que ainda não possuem CNPJ cadastrados na Receita Federal do Brasil.

Informações complementares estão na respectiva página do BACEN.

Veja também:

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES