início > início Ano XXIII - 28 de novembro de 2021


QR - Mobile Link
ENTREVISTAS

AMÉRICO GARCIA PARADA FILHO

ENTREVISTAS
  1. JORNAL “O GLOBO” - foi entrevistado por diversos repórteres do Rio de Janeiro e de São Paulo sobre a utilização das contas correntes de não-residentes por instituições financeiras internacionais, não autorizadas a funcionar no Brasil. As opiniões foram publicadas em diversas ocasiões nos meses de setembro e outubro de 1995. As publicações também versaram sobre o processo administrativo aberto pelo Banco Central do Brasil por considerar que o funcionário rompeu o sigilo bancário e denegriu a imagem da autarquia ao criticar as normas do SFN - Sistema Financeiro Nacional que permitem a "lavagem de dinheiro" e por dizer em Seminário ministrado para funcionários da SRF - Secretaria da Receita Federal quais as instituições financeiras que estavam sendo utilizadas pelas constituídas em paraísos fiscais para efetuar a "lavagem de dinheiro". Por esses fatos e por zelar pelos interesses da Nação Brasileira foi denunciado ao Ministério Público Federal como criminoso, incurso na "Lei do Colarinho Branco".
  2. JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” - escreveu que o pretenso entrevistado “disse”, mas não o entrevistou.
  3. REVISTA EXAME - foi também entrevistado por dois repórteres da revista sobre as contas CC5 e sobre os caminhos financeiros da lavagem de dinheiro por instituições fantasmas constituídas em paraísos fiscais. A Revista nada publicou.
  4. SBT REPÓRTER - sobre o mesmo assunto foi entrevistado pela repórter Mônica Teixeira e sua equipe, que nada publicaram.
  5. REVISTA ÉPOCA - Foi entrevistado pela repórter Cari Rodrigues para a revista, que nada publicou.
  6. FOLHA DE SÃO PAULO - Foi entrevistado pela repórter Cari Rodrigues, antes de se transferir para a Revista Época, que nada publicou. Mais recentemente, foi interpelado pelo promotor público Celso Antônio Três, que o colocou como testemunha em processo de "lavagem de dinheiro", tramitando em Foz do Iguaçu. Depois de ter prestado depoimento ao Delegado da Polícia Federal de Foz do Iguaçu da Divisão de Crimes Especiais, respondeu a perguntas formuladas pelo Juiz incumbido do processo. Foi, então, procurado pelo representante do jornal "Folha de São Paulo" em Londrina, Márcio José Maschio, que vinha acompanhando o processo, mas, a partir daí, nada mais publicou sobre o assunto.
  7. REVISTA POR SINAL - editada pelo SINAL - Sindicato dos Funcionários do Banco Central do Brasil - edição de lançamento da revista - falando sobre a matéria de capa que discorria sobre o BANPARÁ e a atuação de Jader Barbalho.
  8. CAROS AMIGOS - Entrevista pela Revista Caros Amigos em dezembro de 2001.


VOLTAR