Distribuição de Frequência: Intervalos de classe. Histogramas e polígono de frequência. Frequência acumulada e relativa. Representação gráfica.
Descrição de Dados: Média aritmética. Média geométrica. Mediana. Moda. Quartis, decis e percentis. Amplitude. Desvio médio, variância e desvio-padrão. Coeficiente de variação.
Números Índices: Construção de índices simples e compostos. Mudança de base de um número índice. Índice de preço ao consumidor. Deflação.
Séries estatísticas, tabelas e gráficos
Estatística descritiva
Probabilidades: Eventos independentes, dependentes e mutuamente exclusivos. Valor esperado. Probabilidade condicional. Distribuição discreta e contínua. Distribuição binomial. Distribuição normal. Análise combinatória. Variáveis aleatórias. Distribuições amostrais. Estimação
Testes de Hipóteses: Teste de diferenças de médias. Determinação do tamanho da amostra. Teste quadrado. Distribuição T Student. Distribuição binomial. Distribuição F. Teste de diferença entre variâncias.
Regressão e Correlação: Teoria da correlação. Correlação linear e múltipla. Medidas de correlação. Mínimos quadrados. Equação da correlação. Erro padrão. Variação explicada e não explicada. Coeficiente de determinação e de correlação. Equação de regressão. Diagrama de dispersão. Análise de correlação e regressão.
Realização de estimativas em orçamentos, projeções
Realização de Estimativas em reconhecimento e mensuração de ativos, passivos, receitas e despesas.
O Professor Henrique Dantas Neder escreveu?
O que é Estatística?
A noção de “Estatística” foi originalmente derivada da mesma raiz da palavra “Estado”, já que foi a função tradicional de governos centrais no sentido de armazenar registros da população, nascimentos e mortes, produção das lavouras, taxas e muitas outras espécies de informação e atividades. A contagem e mensuração dessas quantidades gera todos os tipos de dados numéricos que são úteis para o desenvolvimento de muitos tipos de funções governamentais e formulação de políticas públicas.
Dados numéricos são de fato uma parte da Estatística, mas são apenas a matéria-prima, que precisa ser transformada pelos “métodos estatísticos” para posterior análise.
A Estatística, como um método científico, refere-se ao projeto de experimentos e a descrição e interpretação de observações que são feitas. De um ponto de vista moderno, a Estatística é freqüentemente definida como um método de tomada de decisão em face da aleatoriedade dos fenômenos.
Em uma mais vasta perspectiva, o escopo da estatística pode ser pensado em termos de três áreas diferentes de estudos:
A Estatística Descritiva
A Estatística Indutiva
A Teoria da Decisão Estatística
Na obra endereçada são definidos esses três pontos enumerados, entre muitos outros que serão transcritos neste resumo que está sendo apresentado para reciclagem de formados em Ciências Contábeis que pretendam participar do Exame de Suficiência para registro profissional em CRC - Conselho Regional de Contabilidade na categoria de Contador.
UFU - Curso de Estatística Aplicada à Economia - Autor: Professor Henrique Dantas Neder
NOTA BIBLIOGRÁFICA
PARADA FILHO, Américo Garcia. "BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA".
COSIF Eletrônico - Portal de Contabilidade.
São Paulo, 12/12/2010. CURSOS.
Disponível em https://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=2010suficiencia0107. Acessado quarta-feira, 3 de setembro de 2025.