início > contabilidade Ano XXII - 27 de outubro de 2020



AVISO:
Pedimos desculpas pela instabilidade! Informamos que o servidor está "on-line" todo o tempo, porém, estamos com ocorrência de erro no registro do Certificado de Segurança Criptográfica (SSL). Nada que coloque em risco a navegabilidade ou a segurança dos usuários e visitantes. O problema ocorre por culpa exclusiva do serviço de datacenter gerido pela empresa LOCAWEB SERVIÇOS DE INTERNET S.A. Há a observação de problemas técnicos na gestão dos servidores dedicados que contratamos. Estamos em cima deles para uma solução rápida ainda neste dia. No retorno ao "website", caso ocorra a janela de "AVISO", clique no botão "AVANÇADO" e depois no link "Ir para 'http://www.cosif.com.br/' (não seguro)". Agradecemos vossa compreensão.

QR - Mobile Link
NOTA 1.1.2.5e - CONSERVAÇÃO E GUARDA DA DOCUMENTAÇÃO FISCAL

COSIF - Plano Contábil das Instituições do SFN
COSIF 1 - Normas Básicas
COSIF 1.1 - Princípios Gerais
COSIF 1.1.2 - Escrituração
(Revisada em 10-02-2020)

NOTA 1.1.2.5."e": CONSERVAÇÃO E GUARDA DA DOCUMENTAÇÃO FISCAL

Segundo o regulamento do Imposto de Renda, os documentos devem ser arquivados por 5 (cinco) anos calendário, contados a partir da data da entrega da declaração anual.

Ver o Art. 264 do RIR/1999 e as normas complementares sobre DOCUMENTAÇÃO FISCAL baixadas pela LEI 9.430/1996 (artigos 34 a 39), que discorrem sobre:

- Acesso à Documentação
- Retenção de Livros e Documentos
- Lacração de Arquivos
- Arquivos Magnéticos
- Extravio de Livros e Documentos

Nos casos em que as conciliações envolvam Leis Trabalhistas e Previdenciárias a guarda deve ser pelo período de no mínimo 20 (vinte) anos.

Veja também Documentos Hábeis


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.