início > contabilidade Ano XX - 16 de junho de 2019



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Anexo G - Processo de monitoramento da qualidade

NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NBC-P - NORMAS PROFISSIONAIS

NBC-PA - NORMAS PARA AUDITOR INDEPENDENTE

NBC-PA-01 - CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS) DE AUDITORES INDEPENDENTES

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO

GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS DE AUDITORIA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Anexo G - Processo de monitoramento da qualidade

Considerações sugeridas

Questões Sim Não N/A Comentários
1. A avaliação do sistema de controle de qualidade foi programada no tempo adequado (ou seja, períodos que não sejam de pico para a firma).
2. O manual de controle de qualidade atual da firma foi revisado para assegurar que o conhecimento do sistema seja completo.
3. Foram consideradas mudanças na profissão e na orientação profissional oficial que podem indicar uma necessidade de revisar ou atualizar o sistema de controle de qualidade ou a orientação relacionada.
4. Foram obtidas informações e feitas avaliações sobre as políticas, os requisitos e as práticas da firma relacionadas a desenvolvimento profissional contínuo.
5. O cumprimento de sócios e equipe com relação ao desenvolvimento profissional contínuo obrigatório e relatórios relacionados foi revisado.
6. A administração e a responsabilidade pela obtenção, pelo aprendizado e pela comunicação de desenvolvimentos de práticas profissionais relevantes nas áreas em que a firma oferece serviços foram revisadas.
7. Foram revisados os programas de treinamento internos e externos concluídos por sócios e equipe durante o ano passado.
8. Foram conduzidas entrevistas com o encarregado ou sócios responsáveis para vários aspectos do sistema de controle de qualidade.

Durante cada entrevista, indagou-se o seguinte:

Questões Sim Não N/A Comentários
(a) Ocorreram mudanças na área deles que precisam de alteração no sistema de controle de qualidade ou na documentação relacionada?
(b) Ocorrerão mudanças no próximo ano que devem ser tratadas imediatamente?
(c) Houve alguma violação significativa ou outro evento ocorrido na área deles que indique deficiência no sistema de controle de qualidade?
(d) Algum sócio ou equipe mostrou relutância em cumprir a política da firma?
e) Houve alguma reclamação interna ou externa da firma em relação a não cumprimento?
((f) Existem outros assuntos a serem considerados que podem ser significativos para a revisão do sistema de controle de qualidade?
9. Foram feitas outras revisões de práticas profissionais ou de natureza regulatória durante o período?
(Em caso positivo, obtenha cópias e considere os resultados)
10. Foi considerada a adequação do processo de solução de disputas/desacordos e dos procedimentos disciplinares?
Especificamente, devem ser feitas indagações sobre como os assuntos disciplinares foram tratados e a solução de quaisquer assuntos comunicados de acordo com as políticas da firma de proteção a denunciantes
11. Foi selecionada uma amostra dos registros de declarações da firma referentes a assuntos de independência, confidencialidade, cumprimento das políticas da firma e reconhecimento de cumprimento (se aplicável)?

12. Os arquivos revisados contêm documentação para considerar e emitir parecer sobre a adequação de decisões feitas e medidas tomadas para assuntos relativos a:

Questões Sim Não N/A Comentários
(a) reclamações internas e externas
(b) disputas sobre assuntos profissionais
(c) violações (por sócios ou equipe) observadas de procedimentos e políticas
13. Foram concluídas _____ (número) inspeções de arquivos, usando uma lista de verificação para inspeção de arquivo, para determinar se as políticas de controle de qualidade da firma estão sendo cumpridas. Os arquivos foram selecionados de forma que, durante um ciclo de inspeção de monitoramento de três anos, serão satisfeitos os seguintes critérios:

Os seguintes arquivos terão sido inspecionados [revise (a) e (b) de acordo com a política da firma adotada. Por exemplo, tanto fatores quantitativos (número) quanto qualitativos (risco) podem ser considerados:

Questões Sim Não N/A Comentários
(a) pelo menos um trabalho de revisão e um de auditoria de cada sócio
(b) pelo menos um trabalho de asseguração que não auditoria ou revisão de informações financeiras.
14. Observe quaisquer deficiências significativas encontradas durante a inspeção de arquivo. Se forem observadas deficiências significativas, elas representam deficiência no sistema que deve ser corrigida ou existe falha de cumprimento da política da firma?
15. Os arquivos inspecionados não devem incluir nenhum em que o monitor esteve envolvido como sócio do trabalho ou revisor. Nesses casos, deve ser designado um substituto. (Responder na coluna da direita.)
16. Após a realização dos procedimentos acima, o monitor determinou que não é necessária nenhuma mudança significativa no sistema de controle de qualidade ou na documentação relacionada.
No caso de haver necessidade de mudanças no sistema de controle de qualidade, foi elaborado relatório incluindo as mudanças recomendadas ou requeridas para apresentação aos sócios. As mudanças propostas foram suportadas pela evidência das recomendações.

17. Considere e responda para a circunstância que se aplica:

Questões Sim Não N/A Comentários
(a) foi considerada a evidência de oposição ou falha em adotar mudanças propostas ou aceitar comentários construtivos
(b) parece não haver essa oposição ou falha
(c) consulta com o encarregado ou sócio ou especialista externo para revisar a proposta de consultoria sobre se ele acredita que as mudanças ou os comentários são adequados
18. As implicações de quaisquer distorções, omissões, disputas ou não cumprimento observados no contexto das obrigações legais, contratuais e profissionais da firma foram consideradas e consequentemente comunicadas aos sócios.
19. O relatório foi elaborado e entregue ao sócio adequado na firma, que inclui os procedimentos realizados, as descobertas decorrentes desses procedimentos e as recomendações resultantes. O relatório foi discutido com o sócio e ele concordou em implementar as recomendações e informar os sócios e outra equipe adequados sobre os resultados e recomendações ou, caso não tenham concordado, concordaram em utilizar os processos da firma para resolver diferenças de opinião e para documentar os resultados.

(...)

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