início > contabilidade Ano XXII - 15 de janeiro de 2021


QR - Mobile Link
IMPLICAÇÕES DA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUDITORIA ANALÍTICA

AUDITORIA ANALÍTICA EM FACE DA AUDITORIA INDEPENDENTE

TÉCNICAS DE AUDITORIA ANALÍTICA UTILIZADAS NO BRASIL - UM ESTUDO DE CASOS

CAPÍTULO 2 - REVISÃO DA LITERATURA E FUNDAMENTOS TEÓRICOS

2.8 - IMPLICAÇÕES DA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUDITORIA ANALÍTICA

Os tópicos discutidos ao longo deste capítulo sugerem uma reflexão sobre a importância da utilização das técnicas de auditoria analítica nos trabalhos desenvolvidos pelos auditores independentes

As principais implicações das abordagens sobre a utilização das técnicas de auditoria analítica poderiam ser assim sintetizadas:

1. Até que ponto se poderia pensar planejar uma estratégia adequada de auditoria sem calcular o risco de controle, sem realizar os testes de controles, sem determinar o nível de risco de controle e sem identificar as políticas e procedimentos considerados relevantes para um exame da estrutura de controle interno numa auditoria contábil realizada por auditores independentes?

2. Quais os fatores de risco inerentes normalmente observados pelos auditores independentes ao planejar os procedimentos de um exame das demonstrações contábeis que tenha por objetivo a emissão de um parecer?

3. Levando-se em conta os fatores de custo e materialidade, bem como os aspectos de conflito de interesse, complexidade das operações e a sofisticação dos sistemas das entidades, seria possível determinar a precisão e a efetividade dos sistemas contábeis e controles relacionados com a utilização das técnicas de auditoria analítica?

4. Quais os métodos e técnicas de fluxogramação utilizados pelos auditores independentes para documentar os sistemas de seus clientes, de modo a dar-lhes uma compreensão da estrutura de controle interno, de forma que possam entender o início de uma 'operação, como ocorre seu processamento e como é feita a tabulação dos dados pertinentes?

5. Quais as vantagens, ou desvantagens, que podem ser atribuídas ao uso das técnicas de auditoria analítica baseado na análise de fluxogramas de sistemas e em testes limitados de procedimento numa auditoria contábil?

Após ter-se abordado os principais conceitos relativos às técnicas de auditoria analítica, bem como comentado algumas das principais pesquisas realizadas no exterior e no Brasil na área de auditoria, será enfocada a seguir a metodologia empregada nesta pesquisa, que, além de outros assuntos, inclui um plano de referências sobre o assunto pesquisado


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.