início > textos Ano XXI - 21 de novembro de 2019



QR - Mobile Link
O DESEMPREGO CAUSADO PELOS SONEGADORES DE TRIBUTOS

A DERROCADA FINANCEIRA NORTE-AMERICANA

PRIVATIZAÇÃO DOS LUCROS E SOCIALIZAÇÃO DOS PREJUÍZOS

São Paulo, 20/09/2008 (Revisado em 13-09-2018)

O DESEMPREGO CAUSADO PELOS SONEGADORES DE TRIBUTOS

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

A partir da década de 1970, depois que Ronald Reagan reduziu a tributação sobre os lucros obtidos no exterior, muitas empresas norte-americanas passaram a produzir no exterior, especialmente na Ásia onde o custo da mão de obra em regime de semiescravidão é muito barata.

Principalmente em razão dessa fuga das grandes empresas sonegadoras de tributos para a Ásia e para paraísos fiscais, gradativamente o desemprego nos Estados Unidos foi aumentando, especialmente para os estrangeiros. Porém, como os nativos recebiam salários mais altos, os estrangeiros que conseguiram regularizar a sua permanência no território ianque, com menores salários, passaram a substituir os nativos.

Justamente essa forma de redução de salários, aliada a redução de salários provocada pelo próprio desemprego dos nativos, gerou dificuldades às famílias estadunidenses, impedindo que os compradores de imóveis financiados por elevados preços saldassem suas prestações mensais junto às empresas financiadoras.

Como a especulação imobiliária tinha estupidamente aumentado os preços dos imóveis, os financiamentos concedidos deixaram de ter lastro nos próprios imóveis, porque a construção de outro imóvel saía bem mais barato.

Então, muitas instituições financeiras, principalmente na Europa, passaram a exigir dos compradores de imóveis que fornecessem avalistas ou fiadores que possuíssem imóveis quitados. Assim, quando determinado individuo ficava inadimplente, todos os seus familiares também ficavam inadimplentes, o que provocou a insolvência encadeada, gerando o risco sistêmico no sistema financeiro porque as sociedade de crédito hipotecário não puderam pagar os rendimentos ou o resgate de títulos dos investidores, muitos deles Fundos de Pensão.

Na Inglaterra, Magaret Tacher adotou a  mesma teoria anárquica defendida por Regan e também afundou o seu país. E com base no fatídico Risco Sistêmico, afundou toda a Europa.

PRÓXIMO TEXTO: SOCIALIZAÇÃO DOS PREJUÍZOS VERSUS PRIVATIZAÇÃO DOS LUCROS


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.