início > contabilidade Ano XXIII - 23 de outubro de 2021


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CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONTABILIDADE DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

SUMÁRIO:

  1. ANÁLISE DOS CUSTOS FIXOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS
  2. DEMAIS CUSTOS OPERACIONAIS
    1. CUSTOS VARIÁVEIS DOS SERVIÇOS PRESTADOS (mão-de-obra direta utilizada com os encargos sociais)
    2. CUSTO DOS MATERIAIS DE REPOSIÇÃO UTILIZADOS
    3. CUSTOS ADMINISTRATIVOS (diretos e indiretos)
    4. CUSTOS DE DISTRIBUIÇÃO (veículos e respectivos empregados)
    5. CUSTOS DE ARMAZENAMENTO (estoques)

Veja também: CONTABILIDADE POR SEGMENTO ADMINISTRATIVO

  1. CONTABILIDADE DE CUSTOS
  2. CONTABILIDADE FINANCEIRA - GERENCIAMENTO DO FLUXO DE CAIXA
  3. CONTABILIDADE DIGITAL - SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Por Américo G Parada Fº - Coordenador do COSIFE.

1. ANÁLISE DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS

São custos operacionais ou empresariais: aluguéis e leasing, depreciações e amortizações e outros custos incidentes mesmo que a empresa não esteja em funcionamento, como, por exemplo, o IPTU.

Portanto, tal como as empresas comerciais e industriais, as empresas prestadoras de serviços também têm a necessidade de ter uma perfeita contabilidade de custos, principalmente aquelas que tenham grande número de departamentos em uma única loja e também que tenham cadeia de lojas.

É necessário saber os resultados de cada departamento e os resultados de cada loja, para que os dirigentes possam refletir sobre as decisões a tomar quanto ao redimensionamento e até sobre o eventual fechamento de lojas ou departamentos que estão amargando ou sofrendo prejuízos que coloquem em risco a estabilidade ou continuidade econômica e financeira da empresa.

É necessário saber o custo médio de cada tipo de serviço prestado para fixação dos preços a serem cobrados ("precificação"). Veja os principais tipos de custeamento dos serviços:

  1. Mão de obra Direta (por tempo gasto na prestação do serviço)
    1. Rateio dos Salários dos Empregados por hora trabalhada
    2. Rateio dos Encargos Sociais (Trabalhistas e Previdenciários) por hora trabalhada
  2. Custo Efetivo ou Médio dos Materiais diretamente empregados na prestação de serviço
  3. Rateio dos Custos do espaço utilizado por hora trabalhada (aluguéis, depreciações e eventuais amortizações de despesas de implantação e reestruturação, etc)
  4. Rateio de Despesas Administrativas por hora trabalhada (luz, água e esgoto, telefone, material de escritório, limpeza e conservação, pró-labore, salários e encargos sociais, etc)

No momento da fixação dos preços dos serviços prestados, devem ser levados em consideração:

  1. Os custos acima apurados
  2. A margem de lucro bruta necessária
  3. Os impostos incidentes sobre a Receita Bruta ou sobre o Lucro Real ou Presumido
    1. IRPJ - sobre o Lucro Presumido ou Lucro Real
    2. CSLL - sobre o Lucro Presumido ou Lucro Real
    3. PIS / Cofins sobre a Receita Bruta
    4. ISS sobre a Receita Bruta

2. DEMAIS CUSTOS OPERACIONAIS

Entre os demais custos operacionais, na CONTABILIDADE DE CUSTOS, estão:

  1. CUSTOS VARIÁVEIS DOS SERVIÇOS PRESTADOS (mão-de-obra direta utilizada com os encargos sociais)
  2. CUSTO DOS MATERIAIS DE REPOSIÇÃO UTILIZADOS
  3. CUSTOS ADMINISTRATIVOS (diretos e indiretos)
  4. CUSTOS DE DISTRIBUIÇÃO (veículos e respectivos empregados)
  5. CUSTOS DE ARMAZENAMENTO (estoques)

(...)

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