Mercado À Vista - Ações - http://www.cosif.com.br/
Ano XV - São Paulo, 21 de setembro de 2014



Mobile Link
 

Mercado À Vista - Ações


APLICAÇÕES OU OPERAÇÕES DE RENDA VARIÁVEL

AÇÕES

Mercado À Vista

Fonte: BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo


O que é uma Operação à Vista?

É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando há a realização de um negócio, ao comprador cabe dispender o valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela Bolsa de Valores de São Paulo-BOVESPA.


O que é título - objeto?

Todas as ações de emissão de empresas admitidas à negociação na BOVESPA.


O que é formação de preço?

Os preços são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações. A maior ou menor oferta e procura por determinado papel está diretamente relacionada ao comportamento histórico dos preços e, sobretudo, às perpectivas futuras da empresa emissora, aí incluindo-se sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado e dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa etc.


Quais os tipos de Ordem de compra e de venda?

Ordem a Mercado - o investidor especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. A corretora deverá executar a ordem a partir do momento que recebê-la.

Ordem Administrada - o investidor especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. A execução da ordem ficará a critério da corretora.

Ordem Discricionária - pessoa física ou jurídica que administra carteira de títulos e valores mobiliários ou um representante de mais de um cliente estabelecem as condições de execução da ordem. Após executada, o ordenante irá indicar:o nome do investidor (ou investidores);a quantidade de títulos e/ou valores mobiliários a ser atribuída a cada um deles; preço.

Ordem Limitada - a operação será executada por um preço igual ou melhor que o indicado pelo investidor.

Ordem Casada - o investidor define a ordem de venda de um valor mobiliário ou direito de compra de outro, escolhendo qual operação deseja ver executada em primeiro lugar. Os negócios somente serão efetivados se executadas as duas ordens.

Ordem de Financiamento - o investidor determina uma ordem de compra ou venda de um valor mobiliário ou direito em determinado mercado e, simultaneamente, a venda ou compra do mesmo valor mobiliário ou direito no mesmo ou em outro mercado, com prazo de vencimento distinto.

Ordem On-Stop - o investidor determina o preço mínimo pelo qual a ordem deve ser executada. A ordem on-stop de compra será executada quando, em uma alta de preços, ocorrer um negócio a preço igual ou maior que o preço determinado; e a ordem on-stop de venda será executada quando, em uma baixa de preços, ocorrer um negócio a um preço igual ou menor que o preço determinado.


Quais as formas de Negociação?

Na BOVESPA existem duas formas alternativas de negociação com ações:

  • Viva Voz - os representantes das corretoras apregoam suas ofertas de viva voz, especificando o nome da empresa, o tipo da ação e a quantidade e preço de compra ou de venda. No pregão de Viva Voz, são negociadas apenas as ações de maior liquidez.
  • Mega Bolsa (Sistema Eletrônico de Negociação) - é um sistema que permite às sociedades corretoras cumprir as ordens de clientes diretamente de seus escritórios. Pelo Sistema Eletrônico de Negociação, a oferta de compra ou venda é feita através de terminais de computador. O encontro das ofertas e o fechamento de negócios é realizado automaticamente pelos computadores da BOVESPA.


O que é negociação?

A realização de negócios no mercado à vista requer a intermediação de uma sociedade corretora que está credenciada a executar, em pregão, a ordem de compra ou venda de seu cliente, através de um de seus representantes (operadores).

É possível acompanhar o andamento das operações à vista, durante todo o pregão, através da rede de terminais da BOVESPA, dos terminais de um "vendor" de informações, do serviço de videotexto da Telesp e da rede nacional ou internacional de telex, bem como através de telefone, pelo serviço Disque BOVESPA. Além disso, após o encerramento das negociações, as informações relevantes sobre os negócios à vista poderão ser encontradas no BDI-Boletim Diário de Informações BOVESPA e nos jornais de grande circulação.


O que é Liquidação?

Processo de transferência da propriedade dos títulos e o pagamento/recebimento do montante financeiro envolvido. Abrange duas etapas:

1º) disponibilização dos títulos: Implica a entrega dos títulos à BOVESPA, pela sociedade corretora intermediária do vendedor. Ocorre no segundo dia útil (D2) após a realização do negócio em pregão (D0). As ações ficam disponíveis ao comprador após a liquidação financeira;

2º) liquidação financeira : Compreende o pagamento do valor total da operação pelo comprador, o respectivo recebimento pelo vendedor e a efetivação da transferência das ações para o comprador. Ocorre no terceiro dia útil (D3) após a realização do negócio em pregão.


Quais são os custos das Transações?

Sobre as operações realizadas no mercado à vista, incide:

  • a taxa de corretagem pela intermediação - calculada por faixas sobre o movimento financeiro total (compras mais vendas) das ordens realizadas em nome do investidor, por uma mesma corretora e em um mesmo pregão;
  • emolumentos;
  • Aviso de Negociações com Ações - ANA , cobrado por pregão em que tenham ocorrido negócios por ordem do investidor, independentemente do número de transações em seu nome (esse aviso , no momento, está isento de custo por tempo indeterminado).


Qual a tributação incidente sobre os resultados?

O ganho líquido obtido pelo investidor no mercado à vista é tributado à alíquota de 20% de imposto de renda, como ganho de renda variável. O ganho de renda variável é calculado da seguinte forma: preço de venda menos preço de compra menos custos de transação (corretagem, taxa ANA e emolumentos).

Pode também ser compensado prejuízo obtido em outros mercados (ex.: opções) no mesmo período, exceto operações iniciadas e encerradas no mesmo dia (day-trade), que somente poderão ser compensadas com ganhos em operações da mesma espécie (day-trade).

Combinações com outros mercados

A realização simultânea de uma operação no mercado à vista e outra em um mercado a prazo - termo, futuro e opções - possibilita montar uma série de estratégias, tanto conservadoras como agressivas, dependendo da sua menor ou maior, respectivamente, exposição ao risco.





Atendimento
Central do Assinante
Licença de Uso
Política de Privacidade
Suporte - Helpdesk
Suporte ao Usuário
Busca Avançada
Ajuda
Mapa do Site
FAQ
Comercial
Assine Já
Anuncie Aqui
Estatisticas
Institucional
Coordenação
Editoração
Expediente
Contato
twitter.com youtube.com google.com rss antispam.br
©1997-2014   Megale Mídia Interativa.   Todos os direitos reservados para Américo Garcia Parada Filho.