LETRA DO TESOURO NACIONAL - http://www.cosif.com.br/
Ano XVI - São Paulo, 26 de novembro de 2014



Mobile Link
 

LETRA DO TESOURO NACIONAL


MTVM - MANUAL DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

LETRA DO TESOURO NACIONAL (LTN)

Base Legal/Regulamentar: Lei 10.179, de 06/02/2001; Decreto 3.859/2001 (características dos Títulos da Dívida Pública Federal); Portaria STN 341, de 14/07/2000 (normas sobre oferta pública).

DEFINIÇÃO

A LTN é título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para cobertura de déficit orçamentário, bem assim para realização de operações de crédito por antecipação da receita, observados os limites fixados pelo Poder Legislativo.

A emissão das Letras processa-se, exclusivamente, sob a forma escritural, mediante registro dos respectivos direitos creditórios, bem assim das cessões desses direitos, no SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia, por intermédio do qual serão também creditados os resgates do principal e dos juros.

A negociação das LTN far-se-á fora das bolsas de valores, no mercado aberto, por intermédio de instituições autorizadas a operar nos mercados financeiro e de capitais, na forma das Leis 4.595/64 e 4.728/65.

O Decreto 1.947/96 autoriza a emissão de títulos do Tesouro Nacional destinados ao pagamento de dívidas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO), em cumprimento ao disposto na MP 1.504, de 13.06.96, e especificar suas características.

Ver o Decreto 3.859/2001, que regulamenta as características dos Títulos da Dívida Pública Federal)

COLOCAÇÃO/NEGOCIAÇÃO EM MERCADO

Primária

Por intermédio de ofertas públicas pela STN - Secretaria do Tesouro Nacional que divulgará com antecedência mínima de 1 (um) dia útil, os editais contendo as condições específicas de cada leilão, com acesso direto exclusivo para as instituições fi­nanceiras integrantes do SELIC e o respectivo crédito à conta do Tesouro Nacional. Antes de cada leilão, o Banco Central poderá divulgar a intenção do volume a ser colocado junto ao mercado, reservando-se a parcela restante, quando houver.

A emissão das Letras processa-se, exclusivamente, sob a forma escritural, mediante registro dos respectivos direitos creditórios, bem assim das cessões desses direitos, no SELIC, por intermédio do qual serão também creditados os resgates do principal e dos juros.

A negociação das LTN far-se-á fora das bolsas de valores, no mercado aberto (Mercado de Balcão), por intermédio de instituições autorizadas a operar nos mercados financeiro e de capitais, na forma das Leis 4.595/64 e 4.728/65.

O Decreto 1.947/96 autoriza a emissão de títulos do Tesouro Nacional destinados ao pagamento de dívidas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO), em cumprimento ao disposto na MP 1.504, de 13.06.96, e especificar suas características.

INVESTIDORES

Operações Compromissadas

Fundos de Investimentos, Sociedades Seguradoras, Sociedades de Capitalização, Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Privada, Regimes Próprios de Previdência Social de Estados e Municípios, Resseguradores Locais

Recolhimento de Subscrição Inicial e de Aumentos de Capital de Instituições Financeiras





Atendimento
Central do Assinante
Licença de Uso
Política de Privacidade
Suporte - Helpdesk
Suporte ao Usuário
Busca Avançada
Ajuda
Mapa do Site
FAQ
Comercial
Assine Já
Anuncie Aqui
Estatisticas
Institucional
Coordenação
Editoração
Expediente
Contato
twitter.com youtube.com google.com rss antispam.br
©1997-2014   Megale Mídia Interativa.   Todos os direitos reservados para Américo Garcia Parada Filho.