TIPOS DE CUSTOS - http://www.cosif.com.br/
Ano XV - São Paulo, 21 de agosto de 2014



Mobile Link
 

TIPOS DE CUSTOS


CONTABILIDADE DE CUSTOS

TIPOS DE CUSTOS

Os custos são subdivididos em dois grandes grupos:

  • Custos Fixos
    • Custos Diretos e Indiretos
  • Custos Variáveis
    • Custos Diretos e Indiretos
  • Custos controláveis e não controláveis
  • Objeto de custeio

DEFINIÇÕES DE CUSTOS E DESPESAS

  • CUSTOS FIXOS - Diretos e Indiretos
  • CUSTOS VARIÁVEIS - Diretos e Indiretos
  • DESPESAS - Diretas e Indiretas

CUSTO é a soma dos dispêndios em que se incorre direta ou indiretamente no processo de produção ou de prestação de serviços.

DESPESA é a soma dos dispêndios auxiliares e administrativos direta ou indiretamente utilizados em quaisquer tipos de entidades com o sem fins lucrativos.

CUSTO FIXO

Custo Fixo em síntese é a parcela dos gastos gerais que não varia em relação à quantidade produzida.

Os custos fixos geralmente são formados por depreciações de máquinas, equipamentos, veículos, instalações, móveis e imóveis (da fábrica, das unidades de estocagem, dos escritórios).

Os custos fixos podem ser representados ainda por alugueis pagos pela locação de móveis e imóveis e por arrendamento mercantil (leasing) destes, entre outros bens contabilizados no Ativo Permanente, utilizados não só na produção como também nos setores de administração, vendas, estocagem, oficinas de manutenção de veículos, de equipamentos e das instalações, etc...

CUSTOS DIRETOS

Custos Diretos são aqueles que incidem sobre determinado centro de custeamento sem necessidade de rateio com outros centros.

CUSTOS INDIRETOS

Custos Indiretos são aqueles de incidem sobre vários centros de custeamento e por isso precisam ser rateados com outros mediante algum critério pré-estabelecido.

CUSTOS FIXOS DIRETOS - são aqueles apropriados diretamente a determinado Centro de Custeamento; geralmente se refere à depreciação de bens do Ativo Permanente diretamente indispensáveis à produção ou prestação de determinado serviço, o que  inclui móveis, utensílios, equipamentos e instalações; os custos fixos diretos também se referem à amortização de gastos pré-operacionais, assim como aos valores aplicados em arrendamento mercantil de bens equivalentes aos do imobilizado de uso e também aos valores aplicados em franquias ou fundo de comércio por prazo determinado.

CUSTOS FIXOS INDIRETOS - são todos aqueles da mesma espécie dos referidos no item anterior, mas de uso comum por dois ou mais centros de custeamento e que, por isto, devem ser rateados. Entre os principais custos indiretos está depreciação do imóvel único em que estejam distribuídas as diversas dependências da entidade produtora ou prestadora do serviço. Neste caso, o rateio das depreciações aos demais centros de custeamento será efetuado com base na quantidade de metros quadrados utilizados.

CUSTO VARIÁVEL

Custo Variável é a parcela dos gastos gerais que varia proporcionalmente à quantidade produzida.

Os custos variáveis geralmente são formados pelos gastos com matérias-primas e componentes necessários a produção dos bens ou serviços comercializados, incluindo as despesas com recursos humanos, energia elétrica, gás, telefone, água, materiais de escritório, limpeza e conservação dos bens, entre outras despesas necessárias à manutenção da atividade produtiva, que não sejam contabilizadas no Ativo Permanente e sim diretamente na contas de resultados devedoras (despesas).

CUSTOS VARIÁVEIS DIRETOS - são todos os demais gastos necessários, aplicados direta e unicamente a determinado Centro de Custeamento, sem os quais não seria possível o seu funcionamento.

CUSTOS VARIÁVEIS INDIRETOS - são todos aqueles gastos da mesma espécie dos referidos no item anterior, mas que, por serem de difícil apropriação direta, devem ser rateados por dois ou mais centros de custeamento. Como exemplo pode ser citado o caso do imóvel utilizado ser alugado, quando, então, o valor do aluguel será rateado por metro quadrado utilizado por centro de custeamento.

DESPESAS DIRETAS - são todos os gastos auxiliares, administrativos e relativos à vendas, que não estejam na qualidade de custos essenciais ao pleno funcionamento do centro de custeamento e que possam ser apropriados diretamente em cada centro de custeamento.

DESPESAS INDIRETAS - são todas aquelas despesas da mesma espécie das referidas no item anterior, mas que, por serem de difícil apropriação direta, devem ser rateadas por dois ou mais centros de custeamento.





Atendimento
Central do Assinante
Licença de Uso
Política de Privacidade
Suporte - Helpdesk
Suporte ao Usuário
Busca Avançada
Ajuda
Mapa do Site
FAQ
Comercial
Assine Já
Anuncie Aqui
Estatisticas
Institucional
Coordenação
Editoração
Expediente
Contato
twitter.com youtube.com google.com rss antispam.br
©1997-2014   Megale Mídia Interativa.   Todos os direitos reservados para Américo Garcia Parada Filho.